Cartão de crédito de loja vale a pena?

Qual foi a forma de pagamento escolhida na última vez em que você fez compras?

As chances de ter pagado com cartão de crédito são altas, afinal ele é utilizado por mais de 80% dos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da empresa de consultoria e tecnologia Minsait.

Além disso, o uso do cartão cresce cada vez mais diante das facilidades de aquisição oferecidas pelo mercado, que veem alternativas como o cartão de crédito de loja se popularizarem.

Se você já tem ou está pensando em fazer um, primeiro leia este artigo! Nele trazemos explicações, tiramos dúvidas e ainda mostramos se o cartão de crédito de loja é uma opção que realmente vale a pena. 

Descubra a seguir!

Como funciona o cartão de crédito de loja?

Esse tipo de cartão funciona como um cartão de crédito comum, então com ele você consome sem precisar desembolsar dinheiro no ato da compra. 

Isso é possível porque o pagamento é feito através de um “empréstimo” da instituição financeira que administra o cartão, que você parcela e paga depois. 

Se pagar no vencimento da fatura, geralmente em até 40 dias, não há juros. Porém, se atrasar ou parcelar a longo prazo, terá de pagar taxas pelo “empréstimo”.

Além disso, há um limite de crédito pré-definido para compras, e pelo serviço pode ser preciso pagar uma taxa anual (anuidade).

A principal diferença entre o cartão de crédito de loja e o de banco está nas bandeiras. Enquanto os cartões de crédito comuns têm bandeiras, os de loja podem ter ou não.

O que são bandeiras?

Basicamente, a bandeira do cartão de crédito é uma empresa que “comunica” ao banco a compra realizada pelo cliente. Além disso, é responsável por validar os estabelecimentos em que o cartão é aceito. 

Assim, o local onde suas compras poderão ser feitas vai depender da bandeira do cartão.

Contudo, as principais bandeiras são aceitas praticamente em todo lugar, então utilizá-las significa liberdade para comprar onde bem entender. 

Entre as principais bandeiras disponíveis no país estão Visa, Mastercard e Elo.

Cartão de crédito de loja sem bandeira

Também chamado de cartão “private label”, termo em inglês que pode ser traduzido como “marca própria”.

Esse cartão só pode ser usado na loja em que foi feito, por isso funciona como um crediário. Ou seja, com o cartão você financia sua compra e paga o valor em prestações.

Cartão de crédito de loja com bandeira

Esse tipo de cartão de crédito pode ser usado tanto na rede de lojas onde foi solicitado quanto em outros estabelecimentos.

Portanto, com ele você faz compras em qualquer lugar que aceite a bandeira do cartão, inclusive pela internet.

Além disso, geralmente ele é oferecido por marcas que negociam taxas especiais com as instituições financeiras e bandeiras. Então, você consegue condições melhores enquanto as empresas atraem mais clientes.

Quais as vantagens do cartão de crédito de loja?

Há muitos estabelecimentos que oferecem cartões, como supermercados, livrarias e lojas de departamento, e eles têm regras e oferecem benefícios diferentes. 

Porém, no geral, as principais vantagens do cartão de loja são:

  • Ausência de anuidade;
  • Descontos exclusivos;
  • Parcelamentos sem juros em mais vezes;
  • Vale-compras;
  • Promoções especiais.

Para descobrir exatamente quais os benefícios oferecidos, informe-se na loja.

Além disso, fique atento: há estabelecimentos que não cobram a taxa de anuidade, mas cobram por compra realizada. Isso pode sair ainda mais caro!

Quando vale a pena ter um cartão de loja?

Avaliar quando e se vale a pena solicitar esse cartão depende das condições oferecidas, da sua situação financeira e dos seus hábitos de consumo.

Logo, se você não tem cartão de crédito e precisa de um, fazer o cartão de loja pode compensar.

Além disso, se compra com frequência em um mesmo lugar, fazer um cartão de loja vale a pena. Afinal, com ele você normalmente ganha benefícios exclusivos no estabelecimento.

Porém, se você não é cliente fiel de nenhuma loja, esse tipo de cartão pode não ser o melhor para você.

Quais cuidados tomar ao fazer o cartão de loja?

Na hora de fazer o cartão é preciso ficar atento!

Primeiro, pesquise e informe-se sobre as regras e condições de contratação, como taxas, anuidade e limite de crédito. 

Desse modo você encontra o que é melhor para o seu bolso e para o seu perfil de consumo. 

Em segundo lugar, prefira lojas conhecidas ou grandes redes, que têm mais chances de conseguir condições melhores com bancos e bandeiras.

Além disso, ao adquirir o cartão de uma marca grande você também aposta no que é tradicional e confiável. Portanto, as chances de acabar com dados roubados ou usados de modo inapropriado são menores.

Onde adquirir o cartão de crédito de loja?

Você já passou por um estabelecimento e um vendedor ou um atendente do caixa te sugeriu fazer um cartão?

Pois é assim que esse serviço muitas vezes é oferecido, e em uma dessas oportunidades você pode aproveitar e solicitá-lo.

Mas se ninguém te sugeriu fazer o cartão, e você sabe que o estabelecimento o oferece, procure o site ou a equipe da loja

Então, basta fazer o cartão e ir às compras!

EXTRA: Saiba o que fazer quando não conseguir pagar a fatura do cartão!

O cartão de crédito é uma das principais causas do chamado “nome sujo”, ou seja, da negativação de CPFs no país.

Isso acontece devido às taxas de juros altíssimas, que chegam a passar dos 320% ao ano, de acordo com reportagem do Portal Info Money.

Por isso, se você não conseguir pagar a fatura, procure alternativas para fugir do juros altos, como empréstimos com taxas de juros baixas.

E na hora de contratar o crédito, prefira empréstimos seguros de financeiras conhecidas. Portanto, fuja de opções que parecem fáceis e que escondem armadilhas, como empréstimos com agiotas.

Você pode optar pelo:

É empregado doméstico? Conte com o empréstimo pessoal da Simplypag!

Quem é trabalhador doméstico ainda tem à disposição o empréstimo pessoal da Simplypag, que oferece taxas e condições especiais para a categoria.

Além disso, nossa solução de crédito oferece comodidade na hora de pagar as parcelas e prestações que cabem no seu bolso.Então, se tiver problemas com a fatura do cartão, fale com a gente e deixe as dívidas para trás!

Deixe um comentário