Cartão pré-pago aumenta o score de crédito?

Quem gosta de usar serviços financeiros deve saber que manter um bom score de crédito  é fundamental. Afinal, esse é um dos fatores considerados pelas empresas na hora de liberar crédito.

Tendo isso em mente, os consumidores que querem manter uma boa imagem no mercado de crédito buscam formas de aumentar o score.

Procurando pela internet, existem muitas dicas sobre como fazer isso, e uma delas afirma que o cartão pré-pago aumenta o score de crédito. Mas será que isso é mesmo verdade?

Neste artigo, vamos responder essa pergunta e te dar dicas efetivas para aumentar o score de crédito!

O que é score de crédito?

O score de crédito é um sistema que atribui uma nota para cada consumidor, de acordo com o seu perfil e histórico de compras.

Uma pontuação alta no score significa que você tem sido um bom pagador e que o risco de não pagar uma nova conta é muito baixo.

Por outro lado, quem tem um score baixo pode ter dívidas em aberto, estar com o nome sujo ou não ter um relacionamento consistente com o mercado de crédito. Isso significa que existem riscos de o consumidor não honrar novos compromissos financeiros.

Seguindo essa lógica, várias empresas e financeiras consultam o score de crédito de seus clientes para decidir se liberam ou não serviços como financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e compras parceladas, por exemplo.

Como consultar o score de crédito

Se você ficou curioso em saber qual é o seu score de crédito, saiba que pode consulta-lo facilmente em ferramentas como o site do Serasa Score ou o site do Consumidor Positivo.

Em ambos, será necessário fazer um rápido cadastro na plataforma, informando dados como CPF, e-mail e telefone.Uma vez que a sua inscrição é validada, você já poderá acessar as informações e consultar o score de crédito. Veja aqui um passo a passo detalhado para realizar a pesquisa.

Como funciona a pontuação do score de crédito

Os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, não fornecem informações detalhadas sobre como eles calculam o score de crédito, mas sabemos quais sãos os fatores que influenciam a nota.

Os principais são: dados cadastrais atualizados; históricos de pagamentos; ocorrência de dívidas; negativações por falta de pagamento e procura por serviços de crédito.  

A avaliação desses elementos resulta em uma nota, que pode variar de 0 a 1000, de acordo com a seguinte faixa de avaliação:

  • Entre 0 e 300: seu score é baixo e as empresas entendem que existem um alto risco de você se tornar inadimplente nos próximos meses. Por isso, pode ter grande dificuldade em conseguir crédito e, mesmo se conseguir, pagará juros mais caros por ele.
  • Entre 301 e 700: seu score é intermediário, o que é visto como um risco médio de inadimplência. As empresas costumam usar outros fatores de avaliação para decidir se liberam o crédito ou não.
     

Entre 701 e 1000: você sempre teve uma boa relação com o crédito e as chances de deixar de pagar uma nova conta é muito baixo. Com um score alto, terá mais facilidade na contratação de serviços financeiros e poderá pagar juros menores.

Minha pontuação é baixa, o cartão pré-pago vai aumentar o score de crédito?

Agora que já esclarecemos os principais aspectos sobre a pontuação e quais são os fatores que a influenciam, podemos responder que cartão pré-pago não aumenta o score de crédito.

O motivo para isso é bem simples: o cartão pré-pago precisa ser “carregado” com um certo valor para que você possa utilizá-lo em suas compras. Ou seja, primeiro você paga e depois utiliza o cartão.

Dessa forma, não existe nenhum risco de crédito atrelado à essa ferramenta de pagamento, e é por isso que ele não é utilizado como prova de que você é um bom pagador. O resultado é que ele não aumenta o score de crédito.

Mas, felizmente, se você precisa de um score melhor para realizar os seus projetos, existem outros caminhos para conseguir uma pontuação melhor. Veremos os principais a seguir.

Passo a passo para aumentar o score de crédito

Não dá para aumentar o score de crédito da noite para o dia, mas é possível fazer algumas ações que vão ajudar a melhorar sua nota gradativamente. São elas:

Atualizar seus dados cadastrais

Comece acessando os sites do Serasa e Consumidor Positivo e verifique se suas informações estão corretas. Isso é fundamental para facilitar a consulta de crédito e, como consequência, manter sua pontuação atualizada.

Pagar as contas em dia

É muito importante que você se esforce para pagar suas despesas sempre em dia.

Mesmo que pequenos atrasos pareçam inofensivos, eles podem contribuir para um score baixo, o que é tudo que você não quer nesse momento!

Outra dica é pagar sempre o valor total de suas faturas do cartão de crédito. Além de evitar juros, isso demonstra que você utiliza o crédito de forma consciente. 

Quitar dívidas em atraso

Se você tem contas em atraso, essa é a hora certa de negociá-las. Ainda que elas não tenham negativado seu nome e a multa pelo atraso seja baixa, ter despesas que não foram pagas pode prejudicar o seu score de crédito.

Limpe seu nome

Quem já está com o nome sujo também precisa regularizar a situação o quanto antes se quiser ver seu score de crédito aumentar.

Uma boa dica para limpar o nome é negociar com os credores e pagar as dívidas de juros mais altos primeiro. Se você quitá-las à vista, pode conseguir um bom desconto!

E isso é possível mesmo se não tiver um dinheiro guardado porque existem muitos empréstimos que têm taxas menores do que as dívidas que costumam negativar os brasileiros.

Um deles é o empréstimo para empregados domésticos registrados da Simplypag, que conta com juros baixos, prazos flexíveis e está disponível mesmo para quem está negativado.Se você é um empregado doméstico, trabalha registrado, e precisa de dinheiro emprestado para colocar as dívidas em dia, clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário