Checklist completo para sua faxineira

Cada pessoa tem uma maneira particular de cuidar da limpeza da casa, e isso vai desde a escolha dos produtos de limpeza, passando pela forma e frequência com que a manutenção da higiene do lar é feita.

E devido a correria do dia a dia impossibilitar a rotina da limpeza doméstica, é grande o número de pessoas que optam pelo serviço de um empregado doméstico.

A este profissional, é atribuída a responsabilidade de manter a limpeza e organização da casa e, dependendo da necessidade do empregador, a frequência deste serviço pode ser diária, semanal, quinzenal ou até mensal.

Neste artigo vamos te mostrar alguns checklists para faxineira. Mas antes, vamos entender as as principais diferenças dessa categoria profissional?

Boa leitura!

Diferença entre faxineira, diarista e doméstica

Antes de iniciarmos o checklist, é importante entender a diferença entre essas três categorias de profissionais, que costumam causar muita confusão:

Tanto a faxineira quanto a diarista são profissionais autônomas, ou seja, sem vínculo empregatício, recebem por dia trabalhado e cumprem uma carga horária de 8 horas, podendo cobrar por hora excedente. O valor do serviço é estipulado pela profissional e será levado em conta fatores como o tamanho da casa, tipo de serviço e grau de dificuldade.

Leia também: Faxineira pode ser MEI? Veja o que fazer sendo empregador

Mas a diferença básica entre elas é a intensidade da limpeza, sendo a faxineira a responsável pela faxina pesada, como por exemplo, eliminar a gordura de azulejos e pisos, limpar rejuntes, afastar móveis de lugar, limpar janelas (desde que com segurança!), entre outros.

Já a diarista, realiza tarefas iguais a de uma empregada doméstica, que são decorrentes do dia a dia, como: lavar e secar louça, arrumar a cama, recolher os lixos e estender roupas, por exemplo.

Quando a profissional é contratada para prestar serviço por, pelo menos, três vezes na semana em uma mesma residência, ela é caracterizada como empregada doméstica e deverá ser estabelecido o vínculo empregatício, conforme rege a Lei Complementar Nº 150/2015.

Leia também: Devo registrar empregado doméstico que trabalha 3 dias na semana?

Agora que você já sabe a diferença entre faxineira, diarista e empregada doméstica, confira as listas de afazeres para uma faxina eficiente.

Como planejar a rotina de limpeza doméstica?

Comece dividindo os afazeres domésticos entre tarefas diárias, semanais e mensais, dessa forma, não haverá acúmulo de atividades e sim um foco maior e mais eficiente na execução delas.

Tarefas diárias

As tarefas diárias são consideradas aquelas decorrentes de atividades funcionais do dia a dia, e fazem parte da lista de afazeres tanto da diarista, quanto da empregada doméstica:

  • Lavar a louça
  • Limpar fogão e pia
  • Arrumar as camas
  • Limpar os banheiros
  • Varrer ou aspirar o chão
  • Passar pano no chão
  • Organizar objetos que estejam fora do lugar
  • Jogar os lixos fora

Tarefas Semanais

As tarefas semanais podem ser realizadas no dia reservado para a faxina mais pesada e compõem a lista de tarefas da faxineira:

  • Tirar gordura do fogão
  • Tirar gordura dos azulejos
  • Limpar rejuntes
  • Lavar os banheiros
  • Lavar a cozinha
  • Lavar a área externa como quintal, varanda ou área de serviço
  • Afastar os móveis de lugar para limpá-los, bem como limpar o local onde estão posicionados

Sendo assim, você pode contratar uma faxineira com a frequência de uma vez por semana para realizar a faxina mais pesada. Além disso, reservar essas atividades para um dia específico da semana é uma forma de economizar no consumo de água, energia e produtos de limpeza.

Leia também:

Tarefas Mensais

As tarefas mensais também podem ser realizada por uma faxineira, pois também demandam mais tempo e dedicação, e podem realizadas em um intervalo maior:

  • Virar e limpar colchões e estofados
  • Limpar as pás e grades dos ventiladores
  • Limpar o ar-condicionado
  • Esvaziar armários e gavetas para limpá-los
  • Limpar lustres, luminárias, paredes, teto e interruptores
  • Limpar exaustor ou coifa
  • Limpar o aspirador de pó e trocar o refil
  • Limpar as máquinas, como lava-louças, máquina de lavar roupas, geladeira e congelador
  • Organizar e limpar guarda-roupas e sapateiras

Monte um quadro de tarefas

Uma boa opção para programar a periodicidade do serviço de uma faxineira, é detalhar em uma tabela: o dia da semana e o ambiente destinado à faxina pesada. Veja:

AmbienteSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
CozinhaFaxina PesadaLimpeza SimplesLimpeza SimplesLimpeza SimplesLimpeza Simples
Área externa/ServiçoFaxina PesadaLimpeza SimplesLimpeza SimplesLimpeza SimplesLimpeza Simples
BanheiroLimpeza SimplesFaxina PesadaLimpeza SimplesLimpeza SimplesLimpeza Simples
SalaLimpeza SimplesLimpeza SimplesFaxina PesadaLimpeza SimplesLimpeza Simples
QuartoLimpeza SimplesLimpeza SimplesLimpeza SimplesFaxina PesadaLimpeza Simples

Confeccione uma tabela de forma manual ou em uma planilha no computador e cole na porta da geladeira para ficar visível

Seguindo esse cronograma, sua faxineira conseguirá dedicar-se às atividades de forma ordenada, sem espalhar bagunças por toda a casa e o principal: conseguirá trabalhar dentro do horário estabelecido.

Quais os produtos de limpeza corretos para higienizar cada ambiente?

Cronograma montado, é hora de separar os produtos de limpeza adequados para cada ambiente!

É claro que, cada pessoa tem uma forma particular de limpar e com os produtos de sua preferência, afinal, o que serve para um pode não funcionar tão bem para outros, não é mesmo?

Mas de uma forma genérica, é recomendável utilizar os seguintes produtos por setores:

Superfícies engorduradas

Para áreas que aderem mais à gordura, como azulejos e pisos de cozinha e banheiro, fogão e louças, o ideal é a utilização de produtos desengordurantes, como detergente neutro e sabão em pedra. 

E, ao esfregar essas superfícies delicadas, não se deve utilizar a palha de aço, devido ao arranhões que ela causa, dê preferência àquelas buchas convencionais e utilizando ao lado macio dela.

Superfícies empoeiradas

Para tirar o pó dos móveis, é indicado o uso de um lustra móveis, pois ele forma uma camada protetora contra a poeira e, além de não umedecer e não manchar a superfície (deixando-a brilhosa, inclusive), deixa um cheirinho super agradável no ambiente!

E atenção! Nunca use álcool para limpar superfícies de madeira, pois ele penetra e danifica profundamente o material.

Vidros e Espelhos

Por falar em álcool, este produto é muito utilizado especialmente na limpeza de vidros e espelhos e apesar de possuir ação antisséptica e desinfetante, sua utilização não é recomendada por se tratar de um produto altamente inflamável.

Então, para limpar vidros e espelhos, oriente a faxineira a utilizar produtos específicos, chamados de limpa vidros, ou até mesmo os produtos desengordurantes citados acima, removendo-os com alguns exagues de pano úmido e finalizando com um seco.

Pisos

E para finalizar, se você mora em uma casa com piso frio e consegue lavá-los, pode fazer uma mistura de sabão (também com detergente neutro, se preferir) e água sanitária para desinfetar em um balde.

É certo que a água sanitária não é uma escolha unânime, por isso, em vez dela você pode optar por um desinfetante ou outro produto de sua preferência, nas prateleiras dos supermercados há muitas opções.

Para pisos de madeira e vinílico, limpe primeiro com um pano úmido e depois com um produto específico para estes materiais, seguindo sempre as instruções do rótulo.

E quais utensílios são indispensáveis para uma boa limpeza?

Em relação aos utensílios que irão auxiliar nas tarefas, eles são bem simples:

  • Balde
  • Panos para móveis (mínimo dois para revesar)
  • Panos de chão (mínimo dois para revesar)
  • Vassoura e Rodo
  • Sacos de lixo

Simples, né?

Não esqueça da proteção!

É muito importe disponibilizar à faxineira equipamentos básicos de proteção individual, pois o contato dos produtos de limpeza prejudicam a pele e, se inalados, causam prejuízos à saúde. São eles:

  • Luvas de borracha
  • Máscaras
  • Óculos de proteção
  • Avental
  • Botas (além de evitar contato com produto químico, protegem contra escorregões em pisos úmidos)

Devo registrar minha faxineira? Conte com a Simplypag!

Se você concluiu ser mais vantajoso contratar sua faxineira como empregada doméstica, está no lugar certo!

A contratação de um empregado doméstico, conforme citado no início, deve obedecer a uma série de exigências legais. Então, vamos ao último check list deste artigo:

Pode parecer simples, mas cada uma dessas etapas que formalizam o vínculo empregatício devem ser realizadas com muito cuidado e atenção para não haver erros que podem gerar problemas trabalhistas no futuro.

A Simplypag existe justamente para ajudar você, empregador, a cumprir tudo o que determina a lei, de forma correta e segura. 

Portanto, acesse agora mesmo o nosso site e conheça o nosso plano gratuito para a gestão de seu empregado doméstico.

Até a próxima!

Deixe um comentário