Dá para consertar a máquina de lavar sozinho?

A máquina de lavar é um eletrodoméstico essencial na rotina das famílias. Por isso, quando ela começa a apresentar problemas, é normal ficar bem preocupado.

Em alguns casos, o conserto pode ser complexo e custoso, fazendo com que seja mais interessante comprar um equipamento novo. Em outros, o problema é simples de resolver e você pode até consertar a máquina de lavar sozinho!

Quer saber como identificar os defeitos típicos da máquina e fazer reparos simples em casa? Então, esse artigo é para você!

Principais defeitos da máquina de lavar (e como resolvê-los)

Existem algumas falhas das máquinas de lavar que são bastante comuns, e a boa notícia é que boa parte deles são fáceis de reparar em casa.

Lavadora liga, mas não lava as roupas

Quando os botões do painel de controle se acendem, mas a máquina de lavar não responde a nenhum comando, a primeira medida é verificar se a energia está chegando corretamente.

Fios rompidos, interruptores defeituosos ou fusíveis queimados podem fazer com que a lavadora receba energia parcial. Com isso, ela até tem força suficiente para ligar, mas não para lavar as roupas.

Se identificar defeito elétrico, será necessário substituir os fios, fusíveis ou interruptores por outros similares.

Outro elemento que pode fazer a máquina de lavar ligar, mas não funcionar adequadamente é um defeito na trava da tampa.

Quando a trava está quebrada, ou há alguma obstrução impedindo o fechamento correto, o equipamento pode ligar, mas não vai funcionar até que a porta está travada.

Caso esteja quebrada, o melhor caminho é soltar a tampa e substituir a trava. Se houver obstrução, uma boa limpeza deve resolver o problema.

Máquina de lavar está danificando as roupas

Com a utilização recorrente, a tina (onde as roupas são colocadas) ou o agitador da máquina de lavar começam a ficar ásperos e afiados, e isso pode acabar danificando as suas roupas.

Nessas situações, lixar as superfícies levemente pode solucionar o problema. Se isso não resolver, será necessário substituir as peças.

Para isso, desligue a máquina de lavar, desparafuse e remova a tampa. Localize os parafusos que prendem a tina ou o batedor e solte o componente. Depois, é só encaixar a peça nova e parafusa-la no lugar.  

O volume de água está acima ou abaixo do normal

O volume de água adequado é fundamental para que as roupas sejam lavadas corretamente.

Se ele está abaixo do ideal, as peças podem continuar sujas ou permanecer com sabão, mesmo depois do enxágue. E quando o nível da água está acima do esperado, a máquina pode acabar transbordando e fazendo muita bagunça na lavanderia.

As lavadoras têm uma peça chamada de pressostato que mede e regula o volume de água. Quando há falhas na mangueira ou o componente está desregulado, a máquina pode receber mais ou menos água do que precisa.

O pressostato, geralmente, está localizado abaixo da tampa da máquina de lavar. Para verificar se ele está dobrado ou furado, basta levantar a tampa e observar a mangueira.

A substituição da mangueira ou calibragem do pressostato podem ser um pouco complexas. Por isso, caso não tenha experiência com esse tipo de operação, o melhor é contatar um profissional.

Consertar máquina de lavar sozinho vale a pena?

Você deve ter percebido que, dependendo o defeito, consertar a máquina de lavar em casa é possível e pode ser muito mais econômico do que pagar alguém para fazer isso por você.

Nesse sentido, a internet ajuda bastante! Existem tutoriais em vídeo com basicamente qualquer tipo de conserto de máquina de lavar que pode ser feito em casa.

No entanto, se perceber que o reparo pode ser complicado e você não tem conhecimento técnico suficiente para consertar a lavadora sem correr o risco de danificá-la ainda mais, o melhor caminho é procurar ajuda profissional.

Neste último caso, as duas opções mais interessantes são:

  • Buscar uma assistência técnica: normalmente, são empresas especializadas em marcas e modelos específicos e, por isso, costumam ter acesso fácil a peças e componentes oficiais.

Se você consertar a máquina de lavar em uma assistência técnica autorizada pela montadora e seu produto estiver dentro da garantia do fabricante, provavelmente não terá que pagar o reparo.

Entretanto, esse tipo de serviço não costuma atuar in loco, o que significa que você terá que levar a máquina de lavar até à assistência ou pagar um serviço de transporte.

Eles costumam cobrar o valor do serviço, mais o preço da substituição de peças – se houver. Alguns profissionais também cobram pelas visitas de avaliação e orçamento.

Uma grande vantagem de escolher um profissional autônomo para consertar a máquina de lavar é que, dependendo do tipo de problema, o reparo pode ser feito na sua casa, sem necessidade de deslocamento.

Consertar a máquina de lavar vai sair caro? Um empréstimo pode ser a solução!

Independente se você escolher deixar a reparação da sua lavadora nas mãos de um profissional, ou vai se aventurar a fazer você mesmo, consertar a máquina de lavar pode exigir um investimento considerável – seja em peças, ou no serviço de conserto.

Mas se esse custo não está nos seus planos, não precisa se desesperar.

É possível conseguir uma folga no orçamento reduzindo suas despesas e guardando dinheiro até conseguir o valor necessário para o conserto.

Temos artigos com dicas fáceis de aplicar que vão te ajudar a economizar nas contas de água, luz, internet e até no supermercado!

Também existem algumas linhas de empréstimos que são ideais para quem precisa de dinheiro rápido para resolver problemas urgentes e que podem ser boas opções se você não pode esperar.

Os empregados domésticos registrados, por exemplo, têm uma modalidade de crédito pessoal específica para a categoria: o empréstimo da Simplypag.

Conheça o empréstimo para empregados domésticos da Simplypag

Especialista em crédito para funcionários domésticos, a Simplypag desenvolveu um tipo de empréstimo perfeito para quem precisa quitar dívidas, colocar projetos em prática ou realizar sonhos de forma simples e sem burocracia!

Esse é o seu caso? Então, saiba mais sobre o empréstimo para empregados domésticos da Simplypag e faça sua simulação agora mesmo!

Deixe um comentário