Vale a pena consertar o microondas?

A praticidade de aquecer, descongelar e até preparar refeições em poucos minutos e sem esforço tornou o microondas um dos queridinhos dos lares brasileiros.

Para muita gente ele é um eletrodoméstico indispensável e que deixa o dia a dia muito mais ágil e simples, principalmente para quem tem uma rotina corrida.

E é justamente por isso que quando para de funcionar surge a dúvida: “o que fazer? Será que vale a pena consertar o microondas ou é melhor comprar um novo?”.

Neste artigo vamos te ajudar a avaliar se o seu microondas tem conserto, se você pode arrumá-lo em casa e dar algumas dicas para economizar se tiver que gastar com a manutenção no aparelho ou a compra de um novo.

Conserto no microondas: caseiro ou profissional?

É fácil perceber quando tem algo errado com o seu microondas. Alguns dos problemas mais clássicos dos microondas são simples, mas a maioria exige certo conhecimento na estrutura do aparelho e também em conceitos de eletrônica e elétrica.

Por isso, a dica é: se achar que será muito complicado arrumá-lo e você não tem conhecimento suficiente para fazer isso, procure um profissional ou considere trocar de microondas, ok?!

O mais importante é que você não corra nenhum risco desnecessário, ou acabe estragando de vez um microondas que ainda tinha conserto, só por falta de conhecimento.

Problemas mais comuns nos microondas (e como resolvê-los)

Se você pretende consertar o microondas em casa, independente da complexidade do reparo, é fundamental que o aparelho esteja desligado e fora da tomada.

Recomenda-se ainda usar luvas antichoque e descarregar o capacitor de alta tensão, um processo que consiste em criar um curto entre os dois terminais do condensador e entre os terminais e o chassis.

Para isso, você pode usar uma chave de fenda com cabo emborrachado para tocar nos terminais e no chassis por alguns segundos.

Também pode ser útil ler o manual do eletrodoméstico. Muitas vezes, esses materiais têm dicas de verificações e ajustes simples que podem resolver os problemas mais comuns.

Feito esses procedimentos, é hora de avaliar o problema do seu microondas. Os mais comuns são:

Luz interna não acende

Quando a luz do microondas para de acender, normalmente, o problema está na lâmpada que fica na parte interna do equipamento.

Nesse caso, não tem segredo: basta comprar uma lâmpada nova (compatível com o seu microondas) e seguir o passo a passo para fazer a troca:

1.      Localize o painel que protege a lâmpada;

2.      Remova os parafusos que mantêm o painel no lugar e acesse a caixa da lâmpada;

3.      Troque a lâmpada e recoloque a caixa e a lâmpada, parafusando tudo no lugar.

Plataforma não gira

Quando a base giratória para é importante verificar se ela está bem encaixada no trilho de rolagem, ou se existem restos de alimentos presos nela e nas rodinhas.

Geralmente, lavar a plataforma com água e sabão, higienizar a parte interna do microondas e encaixar a base corretamente sobre o trilho resolve o problema.

Se isso não acontecer, pode ser que o motor esteja desgastado e impedindo o movimento. Nesse caso, o melhor caminho é levar o aparelho para uma assistência técnica a fim de retificar ou substituir o motor.

Porta não fecha

Quando a porta não fecha corretamente, o microondas não funciona. Nesse caso, é necessário:

1.      Retirar toda a parte frontal do aparelho (incluindo o painel, em alguns modelos);

2.   Verificar se há sujeira nas travas da porta. Em caso positivo, limpe e confira se a porta volta a fechar corretamente.

Caso perceba que as travas parecem quebradas, ou continuam sem encaixe, o melhor é buscar ajuda profissional, já que uma substituição da porta e da estrutura interna pode ser necessária.

Microondas não liga

Um aparelho que não funciona pode estar com um fusível queimado, então será preciso comprar um novo fusível e trocá-lo:

1.      Remova o gabinete externo e localize o cabo de alimentação;

2.   Seguindo o cabo, você vai encontrar o fusível. Remova cuidadosamente e troque pelo novo.   

3.      Coloque a proteção do microondas no lugar e teste o aparelho.

Se o fusível novo não solucionar o problema, procure ajuda profissional para detectar qual é o problema.

Faíscas dentro do aparelho

As faíscas no microondas parecem assustadoras, mas podem ser causadas apenas por resto de alimentos ou até utensílios colocados inadvertidamente dentro do eletro.

Por isso, uma boa limpeza – seguindo as especificações do manual – costuma acabar com elas.

Mas se você já tentou limpar o microondas e ele continua tendo faíscas, ou fazendo barulhos estranhos, o melhor é parar de usar o aparelho e levá-lo para uma avaliação profissional.

Consertar o microondas ou trocá-lo por um novo?

Muitas vezes, o conserto do microondas será muito complicado para fazer em casa, principalmente se você não tiver experiência com a manutenção de eletrodomésticos.

Se decidir buscar uma assistência técnica, porém, é interessante fazer um orçamento antes de solicitar o reparo.

A compra de peças e a complexidade do conserto pode tornar o procedimento tão caro que é mais vantajoso trocar o eletro por um novo.

Por isso, a dica é avaliar o custo de arrumar o microondas e comparar o valor dos equipamentos mais novos antes de contratar o conserto.

Precisando de dinheiro para consertar o microondas ou comprar um novo?

Adquirir um microondas novo ou consertar o antigo vai demandar um gasto que provavelmente não estava no seu orçamento. Nessa situação, existem duas alternativas que podem ajudar.

A primeira é guardar dinheiro por algum tempo até ter o valor necessário para consertar o microondas, ou comprar um eletrodoméstico novo.

Fazer isso pode ficar mais simples se você conseguir poupar em algumas despesas rotineiras, como nas contas de água, de energia e também no supermercado. Além disso, você também pode buscar opções de renda extra para aumentar o orçamento.

A outra alternativa é recorrer a um empréstimo – uma forma muito mais rápida de conseguir o dinheiro que precisa para consertar ou comprar o microondas.

Existem várias modalidades de empréstimos e pode valer a pena escolher um deles se você precisa do aparelho funcionando logo:

  • Empréstimo pessoal: bastante popular e fácil de solicitar, o crédito pessoal é um dos meios mais populares de conseguir dinheiro. Porém, é importante ficar atento nas taxas de juros, que podem ser bem elevadas.
  • Empréstimo consignado: pode ser solicitado por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e também por alguns funcionários da iniciativa privada. As parcelas são descontadas em folha, o que garante taxas menores. 
  • Empréstimo Simplypag: voltado exclusivamente para empregados domésticos registrados, é a melhor opção de crédito para quem busca taxas reduzidas, prazos flexíveis e facilidade no pagamento. Além disso, está disponível também para negativados!

Agora você já sabe tudo o que precisa para avaliar se vale a pena consertar o microondas e até como conseguir o dinheiro necessário para fazer o reparo, ou comprar um novo.

E se você é empregado doméstico registrado e precisa de crédito para resolver este ou outros problemas financeiros, lembre-se que a Simplypag pode te ajudar!Conheça mais detalhes sobre a modalidade de crédito desenvolvida especialmente para você aqui.

Deixe um comentário