CVV do cartão de crédito: o que é?

Se você já fez alguma compra pela internet com o cartão de crédito, deve ter percebido que as lojas virtuais solicitam dados como o número do cartão, nome do titular, data de vencimento e, também, o CVV do cartão de crédito.

Número, nome e vencimento são informações simples de encontrar, mas e quanto ao CVV do cartão de crédito? Afinal, o que é e para que serve esse dado? Onde ele pode ser encontrado e por que é tão importante para garantir uma compra segura?

Responderemos essas e outras perguntas na sequência!

O que é CVV do cartão de crédito?

Em um cartão de crédito o CVV é a sigla para “Card Verification Value”, ou “Valor de Verificação do Cartão”, em português.

Em outras palavras, o CVV é um código de segurança numérico, com geralmente três ou quatro dígitos, que ajuda a identificar que a pessoa que está fazendo a compra está mesmo em posse do cartão de crédito.

O CVV pode receber outros nomes?

Embora esse código de segurança esteja presente em todos os cartões de crédito, pode receber nomes diferentes, dependendo da operadora.

Os cartões da bandeira Visa utilizam o termo CVV, já a Mastercard costuma denominar essa numeração de CVC (Card Validation Code) e a American Express identifica o código como CID (Card ID). 

Outros bancos podem apelidar o código simplesmente de “Security Code”. Mas todos eles se referem à mesma informação: o código de verificação do cartão de crédito.

Além desses casos, o CVV ainda pode ser chamado de V Code (Verification Code), CCV (Card Code Verification), CVVC (Card Verification Value Code) ou ainda CVD (Card Verification Data).

Para que serve o CVV do cartão de crédito?

O CVV é uma forma de garantir que a pessoa que está fazendo uma compra pela internet ou pelo telefone está fisicamente com o cartão de crédito em mãos. Ou seja, é uma maneira de aumentar a proteção contra fraudes.

O CVV é gerado através de um algoritmo que utiliza os números do cartão e sua data de vencimento para gerar uma chave criptografada e garantir que o código seja exclusivo e seguro.

Por isso, quando você solicitar outro cartão, o número de 16 dígitos será o mesmo, mas o CVV será diferente.

Onde fica o CVV do cartão de crédito?

Na maioria dos cartões de crédito (como Mastercard, Visa, JCB, Diners) o CVV fica no verso do cartão, posicionado à direita, logo abaixo da faixa magnética. Em boa parte das bandeiras ele é composto por três números.  

Nos cartões American Express, especificamente, aparece na parte da frente, também do lado direito, mas tem quatro dígitos.

Cartão de crédito: CVV é seguro?

O CVV é um mecanismo que eleva a segurança das compras online. Além de ser criado a partir de um sistema de chaves criptografadas, os números não são descritos em nenhum outro lugar, além do próprio cartão de crédito.

Além disso, diferente do que acontece com os números do cartão, que ficam na parte da frente e em alto relevo, o CVV costuma ficar posicionado discretamente em uma área que chama pouca atenção.

Outro ponto importante que mantém a segurança é o fato de que a maioria das operadoras não permite que o número do CVV do cartão de crédito seja salvo por ferramentas de armazenamento de dados na internet.

Assim, mesmo que você sempre faça compras online e o número do cartão já esteja salvo no autopreenchimento do navegador, ainda será necessário preencher o CVV do cartão de crédito para realizar a compra. 

Fazer compras com cartão de crédito é uma boa opção?

Se você está lendo esse artigo porque está prestes a fazer uma compra online com seu cartão de crédito, talvez esteja em dúvida se realizar seu pedido com cartão é mesmo uma boa ideia. E você tem bons motivos para refletir sobre isso.

Do ponto de vista de segurança, podemos dizer que sim, desde que você compre em lojas virtuais que tenham:

  • Boa reputação no mercado de e-commerce;
  • Em caso de reclamações, demonstram resolver os problemas de seus clientes;
  • Certificado de segurança em seus sites (também chamado de SSL, é representado por um cadeado ao lado do endereço);
  • Tenha canais de atendimento eficientes, que podem ser acionados caso haja algum problema;
  • Emitam nota fiscal e te permitam acompanhar o andamento do seu pedido, desde a aprovação do pagamento até o envio  da compra;
  • Assegurem o seu direito de devolver produtos em até 7 dias depois do recebimento do produto.

Apesar destes pontos, também é preciso considerar que o cartão de crédito é uma das ferramentas com algumas das taxas de juros mais altas do mercado!

Somado à anuidade e juros rotativos (que incidem sobre a fatura caso você não pague a fatura), comprar no cartão de crédito pode acabar saindo muito mais caro do que fazer um pagamento à vista.

Por isso, além de considerar os elementos de segurança, como o CVV do cartão de crédito, também é importante calcular se essa é a melhor forma de pagamento do ponto de vista financeiro.

Se complicou com os gastos do cartão? Saiba o que fazer!

Se você acabou gastando mais do que gostaria e atrasou os pagamentos das faturas, o ideal é regularizar sua situação o quanto antes para evitar o pagamento dos altos juros rotativos. 

Talvez agora você esteja se perguntando: “mas como pagar sem ter o dinheiro na mão?”. E uma das possíveis respostas é fazendo um empréstimo!

Os juros do empréstimo costumam ser menores do que os do rotativo do cartão de crédito. Ou seja, você troca uma dívida cara por um compromisso financeiro muito mais econômico!

Empréstimo exclusivo para empregados domésticos

Além de opções mais conhecidas, como o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado, se você for funcionário doméstico registrado, pode recorrer ao empréstimo para empregados domésticos da Simplypag.

Com taxas reduzidas e prazos atrativos, o crédito para empregados domésticos registrados é uma forma muito mais simples de ter o dinheiro que você precisa para fazer suas compras sem burocracia!Se você sempre usa o cartão de crédito para comprar pela internet e é empregado doméstico registrado, não deixe de conhecer o empréstimo da Simplypag. Faça seu cadastro gratuitamente e conheça as vantagens!

Deixe um comentário