11 maneiras de economizar água

Reduzir o valor das contas de consumo é uma maneira de aliviar o orçamento e conseguir guardar dinheiro para pagar dívidas e realizar os seus sonhos. 

Pensando nisso, neste artigo enumeramos 11 dicas práticas que vão ajudar você a economizar água. Além da economia pessoal, reduzir o consumo de água é importante para a preservação do meio ambiente e para evitar problemas de fornecimento nas cidades. 

Vamos lá? Confira as medidas!

1. Tome banhos mais curtos

Muita gente aproveita a hora do banho para cantar, refletir sobre a vida, pensar em tudo o que aconteceu no dia… O problema é que esse relaxamento pode se transformar em gasto extra, afinal, influencia diretamente o consumo de água (e energia elétrica) da casa. 

O ideal é que o banho não demore mais do que 5 minutos. Parece pouco? Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos. Se a água demora a esquentar, use um balde para armazená-la e utilize para outros fins, como lavar o chão, regar plantas, dar descarga.

2. Dê descarga com consciência

A descarga pressionada por 6 segundos pode consumir de 6 a 10 litros de água. O volume gasto varia de acordo com o modelo do dispositivo, mas é muito importante ter cuidado para usá-la de forma consciente. 

Não use o vaso sanitário como lixo! Jogar itens, como papel higiênico, cotonetes ou absorventes nele, faz com que mais água tenha que ser usada para deixá-lo totalmente limpo.

3. Tenha cuidado com vazamentos

Outra maneira de economizar água é verificar se existem vazamentos dentro de casa. Um pequeno buraco em um cano pode fazer com que até 96 litros de água sejam desperdiçados por mês.

Crie o hábito de observar sinais de vazamentos e, caso identifique o problema, contrate ajuda profissional para resolver.

4. Lave as roupas de forma estratégia

Com qual frequência você lava roupas? Para economizar, é interessante deixar a roupa acumular até a capacidade máxima da máquina. Assim você consegue lavar todas as peças sujas de uma vez e gasta menos água. 

Que tal reservar um dia da semana para isso? É mais prático e você não corre o risco de desperdiçar esse líquido precioso e os outros produtos que usa para a lavagem. 

Se for trocar a máquina, atente-se para escolher modelos que economizam água e energia. Além disso, reutilize a água das lavagens para fazer outras tarefas, como a limpeza do quintal, por exemplo.

5. Evite usar a mangueira

Lavar o carro, regar as plantas ou lavar a calçada com mangueira não é nada econômico. Em apenas 15 minutos, ela pode consumir até 180 litros de água! 

Portanto, dê preferência para baldes, panos umedecidos ou até mesmo uma vassoura para realizar as atividades de limpeza. Para regar as plantas, invista em um regador ou em um sistema de irrigação por gotejamento.

6. Não deixe a torneira aberta

Não deixe a torneira aberta na hora de escovar os dentes, lavar as mãos, ou fazer a barba. Para economizar água, só abra quando for realmente fazer o enxágue e preste atenção para não deixar a torneira pingando.

7. Reaproveite água sempre que possível

Existem várias situações em que a água utilizada em uma atividade pode ser reaproveitada em outro momento sem nenhum problema.

A água do banho ou da lavagem das roupas pode ser útil para realizar outras tarefas, como a limpeza do quintal, da área de serviço ou até mesmo para dar descarga como citamos acima. 

Da mesma forma, a água do cozimento de legumes, que é riquíssima em sais minerais, pode ser usada para regar as plantas. Nesse caso, lembre-se de esperar a água esfriar para não prejudicar as raízes.

8. Descongele alimentos dentro da geladeira

Precisa descongelar um alimento? Não use a torneira! Planeje-se um dia antes para conseguir fazer o processo dentro da geladeira, apenas retirando o item do freezer. 

Isso evita o desperdício de água e o acúmulo de micro-organismos que pode acontecer mais facilmente fora da geladeira, quando o alimento fica mais quente.

9. Cuide da caixa d’água

No momento de encher a caixa d’água tenha atenção para que a água não transborde e gere desperdício. Também é importante mantê-la sempre fechada para evitar que o líquido evapore.

Além disso, esse cuidado é uma questão de saúde pública! A água parada e sem tampa contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (que transmite Dengue, Zika e da Chikungunya).

10. Tire o excesso de sujeira antes de lavar louça

Lavar  louça é uma atividade realizada diariamente e que também merece a nossa atenção. Medidas simples, como tirar o excesso das sujeiras das louças com um guardanapo antes de realizar a lavagem, promove uma considerável economia de água. 

Também é interessante manter a torneira fechada no momento de ensaboar as vasilhas e evitar jogar óleo e outros resíduos sólidos na pia para que o cano não fique entupido ou a água contaminada.

11. Higienize os alimentos corretamente

Lavar frutas, legumes e verduras é muito importante, mas você sabia que isso pode ser feito dentro de uma única bacia? É simples e econômico: basta colocar todos os alimentos de molho em uma solução clorada por 15 minutos. 

Para cada litro de água, adicione uma colher de água sanitária. Após o processo, é preciso enxaguar novamente os itens em água corrente, porém vai ser necessário usar menos água para deixar tudo higienizado. 

Percebeu como simples mudanças de hábitos podem fazer você economizar água, ajudar o meio ambiente e ter mais controle da sua vida financeira? Compartilhe essas informações com amigos, familiares e também aproveite essas dicas no seu ambiente de trabalho.

Dica extra

Se você está com contas atrasadas ou, mesmo economizando, não consegue pagar todos os boletos, considere pegar um empréstimo para sair do sufoco.

Empregados domésticos registrados podem ter acesso às condições de pagamentos e taxas diferenciadas. Essa pode ser a solução perfeita para negociar as suas dívidas e voltar a dormir tranquilamente!  

Conheça o nosso empréstimo pessoal para empregados domésticos!

Deixe um comentário