Vai emprestar dinheiro para o amigo? Veja o que você precisa saber

Emprestar dinheiro para os amigos é sempre uma situação delicada, não é?

Você quer ajudar aquela pessoa que é importante e sabe que todo mundo pode passar por uma fase de aperto financeiro em um algum momento da vida.

Mas, por outro lado, o risco de não receber a grana de volta é alto, além de prejudicar sua organização financeira e acabar com a amizade.

Se você está vivendo essa situação, antes de emprestar dinheiro para o amigo, precisar ler esse artigo!

Entenda quais são as circunstâncias do empréstimo

Antes de emprestar dinheiro para um amigo, é fundamental que você avalie quais são as condições do empréstimo para entender se vale ou não a pena assumir o risco do “calote”.

Alguns quesitos que podem ser analisados são:

Dinheiro disponível

A primeira e principal regra do crédito é: só empreste se você não estiver contando com o dinheiro.

Se você tem um dinheiro disponível que não pretende utilizar e que não vai prejudicar em nada os seus planos, pode pensar em atender o seu amigo.

Mas se o valor vai deixar seu orçamento desfalcado, atrapalhar o pagamento das contas, ou mesmo interferir em suas reservas para planos futuros, é melhor pensar duas vezes.

Ainda que seu amigo prometa devolver o valor, imprevistos podem acabar acontecendo e você vai ficar na mão.

Data e meio de devolução

Quem pede dinheiro emprestado precisa definir uma data para a devolução, mesmo que os pagamentos sejam parcelados.

No entanto, se o seu amigo não tem certeza de quando vai ter dinheiro para te pagar, existem grandes chances de você sofrer com um calote.

Se decidir avançar com o empréstimo e tiver combinado de que forma o dinheiro será devolvido, uma boa ideia é fazer um contrato para formalizar o que foi acertado.

Histórico de pagamentos

Outro ponto que pode ser considerado é a relação do seu amigo com o dinheiro.

Se ele tem renda fixa, sempre foi pontual com os pagamentos e essa é a primeira vez que passa por um momento de descontrole financeiro, provavelmente vai fazer tudo que for possível para te devolver o dinheiro.

Porém, se ele está sempre endividado, gosta de gastar mais do que ganha e vira e mexe está precisando de um empréstimo, talvez não esteja tão comprometido em honrar os pagamentos com você.

O que acontece se você emprestar dinheiro para o amigo e não receber de volta?

Ao emprestar dinheiro para um amigo, por mais próximo e querido que ele seja, existe uma chance de não reaver a quantia. Nesses casos, infelizmente, é preciso assumir o papel de credor.

A recomendação geral dos especialistas é que você tente abordar o devedor de uma forma amistosa, oferecendo a possibilidade de pagamento de forma parcelada ou dando mais prazo para a regularização, se isso for possível.

Quando esse tipo de aproximação não dá certo, você pode tentar recorrer ao judiciário. Tudo fica mais simples se você tiver um contrato descrevendo o que foi combinado, mas muitos juízes aceitam mensagens em aplicativos e extratos bancários como forma de provar que a inadimplência aconteceu.

Entretanto, embora seja possível recuperar o seu dinheiro desta forma, contratar um advogado, abrir um processo e passar por todo o processo judicial, pode ser bem demorado e custoso. Sem falar que dificilmente uma amizade sobrevive a essa situação.

Tendo isso em mente, o ideal mesmo é que você recorra a outras formas de ajudar o seu amigo sem ter que emprestar seu dinheiro.  

Existem outras opções, além de emprestar dinheiro para o amigo

Dizer não para um amigo que está em uma situação complicada nunca é fácil. Mas recusar o empréstimo não significa que você vá virar as costas para uma pessoa querida.

Existem outras formas de ajudar alguém a reorganizar a vida financeira e conseguir o capital necessário sem que você tenha que correr o risco de perder dinheiro.

  • Ofereça conteúdo: o elemento mais importante para qualquer pessoa endividada virar o jogo é o acesso à  informação. Por isso, apresente para o seu amigo blogs, especialistas e outros canais de conteúdo sobre educação financeira que podem ajudá-lo a ter uma relação melhor com o dinheiro.

Aqui, no blog da Simplypag, você pode encontrar dicas de economia doméstica, como formas de economizar água, luz, internet e poupar no supermercado. Também temos artigos sobre como negociar com os credores e limpar o nome sujo.

  • Incentive a buscar renda extra: quem sempre está endividado pode ganhar novo fôlego recorrendo a uma renda extra para complementar o faturamento mensal.

    Caso seu amigo tenha um emprego formal, as melhores ocupações são aquelas que podem ser facilmente conciliadas com a atividade principal, como o artesanato, por exemplo.
     
  • Fale sobre empréstimos: tem muita gente que acha que pedir um empréstimo no banco gera muita burocracia e juros altos e, por isso, acaba recorrendo aos amigos. Mas a verdade é que existem linhas de crédito que contam com taxas de juros reduzidos e prazos longos para pagar.

    Além disso, tomar crédito com as instituições financeiras é uma forma muito mais segura e certeira de conseguir dinheiro emprestado. Converse com seu amigo sobre esse assunto.

Seu empregado doméstico está pedindo dinheiro emprestado? A Simplypag te ajuda com esse dilema!

O amigo que está pedindo dinheiro emprestado para você é o seu funcionário doméstico?

É bem comum que os empregados peçam adiantamento para os patrões. Mas quando essa situação se torna recorrente, ou o valor solicitado é alto, isso pode acabar te colocando em maus lençóis.

Felizmente, nesse caso, existe uma ótima saída: o empréstimo para empregados domésticos da Simplypag.

Especialmente desenvolvido para empregados domésticos registrados, essa modalidade de crédito desconta o valor do empréstimo diretamente no salário do trabalhador, conta com taxas reduzidas e prazos flexíveis.

Assim, seus empregados têm a oportunidade de contar com um empréstimo sem que você tenha que se envolver financeiramente, correr o risco de levar um calote ou perder a amizade do seu colaborador.

Gostou da ideia? Então, conheça mais sobre o empréstimo da Simplypag e descubra como oferecer essa possibilidade para seus empregados domésticos.

2 comentários em “Vai emprestar dinheiro para o amigo? Veja o que você precisa saber”

  1. estou precisando muito de um emprestimo no valor de r$ 20000 reais meu telefone é 4473-2448 meu nome é marcos e estou aposentado por invalides a 4 anos meu salario é de 4500 mais pago pensão e um dinheiro q peguei a 2017…mais agora tenho urgencia desse dinheiror$ 20000….em se possivel conseguinado a 72 vezes ou a combinasem mais agradeçmarcos wagner riva

    Responder
    • Olá Marcos, tudo bem?

      Nosso crédito é voltado exclusivamente para empregados domésticos que trabalhem com carteira assinada. De qualquer forma, agradecemos pelo seu contato.

      Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário