Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Para quem precisa de ajuda para organizar as finanças, colocar um projeto ou sonho em prática, um empréstimo pode ser a solução que faltava. Com os diversos tipos de crédito que existem no mercado, porém, é comum não saber qual opção pedir.

Um tipo de financiamento bastante procurado é o empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículo. Na modalidade, um empréstimo é concedido a pessoas que colocam seu carro ou sua moto como garantia do pagamento das parcelas, o que pode diminuir bastante os juros.

Embora essa alternativa tenha suas vantagens, ela também oferece alguns riscos. Por isso, é preciso ter bastante cuidado, pesquisar e se informar sobre todos os detalhes da transação antes de se comprometer.

Está precisando de dinheiro e quer saber se esse financiamento é bom para você? Neste artigo, entenda como funciona o empréstimo com garantia de veículo. Veja também as condições oferecidas pela Simplypag para que empregados domésticos tenham acesso a crédito.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Você já sabe que o empréstimo com garantia de veículo requer um carro, uma moto ou caminhão como garantia do pagamento. Nessa modalidade, que é similar à do empréstimo com garantia de imóvel, é possível conseguir juros menores, já que o bem oferecido aumenta a segurança de que o pagamento será feito. Alguns bancos e instituições financeiras oferecem até 90% do valor do veículo.

Os juros do refinanciamento costumam variar de 1% a 7%. As taxas vão variar de caso para caso, de acordo com o ano do carro usado para garantia e com o relacionamento do cliente com a instituição financeira.

Saiba o que é Custo Efetivo Total de um empréstimo e por que é importante fazer esse cálculo.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

Além da possibilidade de conseguir crédito com juros menores, a flexibilidade para negociar os prazos de pagamento ainda é maior. Com um bem como garantia do pagamento, as instituições financeiras têm mais segurança para fazer a transação, por isso se dispõem a negociar prazos maiores e taxas menores.

A contratação desse tipo de empréstimo também costuma ser mais simples quando comparada às demais. Por exemplo, os documentos necessários para conseguir o empréstimo normalmente são os usados pelas pessoas no dia a dia ou podem ser obtidos com facilidade. Dessa forma, o processo acontece com mais rapidez e facilidade.

Outra vantagem é que estar inadimplente não é um impedimento para conseguir o empréstimo. Pessoas que tenham alguma dívida ou restrição no nome também poderão usar seus veículos como garantia para ter crédito. No entanto, sempre é feita uma análise do perfil do contratante para avaliar a sua capacidade de pagamento.

E quais são as desvantagens?

Apesar de todas as facilidades do empréstimo com garantia de veículo, há também algumas questões que merecem atenção por quem pensa em escolher essa modalidade. Em primeiro lugar, o bem precisa estar no nome do contratante e quitado. Ou seja, uma pessoa casada, por exemplo, não pode pedir um empréstimo e colocar em garantia o carro do cônjuge.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato de que o veículo  passará por uma vistoria e pode não ser aceito. Ele também ficará alienado, o que significa que não poderá ser vendido até que todas as parcelas do empréstimo estejam quitadas. Além disso, em caso de inadimplência a instituição financeira ainda poderá tomar o veículo.

Como fazer o refinanciamento de veículo?

O primeiro passo para fazer o empréstimo é entrar em contato com uma instituição financeira. Antes disso, vale a pena pesquisar as condições oferecidas e até fazer simulações, se possível. Depois disso, será preciso passar por algumas etapas para conseguir o refinanciamento. Veja quais são elas a seguir.

Análise de crédito

Inicialmente, a empresa faz uma análise de crédito para garantir que o tomador tem condições de cumprir o acordo. Nesse momento, é necessário ter os documentos RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de endereço e o documento do veículo (CRV).

Análise jurídica e vistoria

Depois que o crédito é aprovado, a contratação passa por uma análise jurídica e o veículo é vistoriado. Por isso é importante que a moto, o carro ou o caminhão esteja em bom estado de conservação e funcionamento — a vistoria é o que definirá o valor do bem como garantia. Além disso, também é feita uma análise do histórico do veículo, que precisa estar quitado e não ter multas ou dívidas pendentes.

Transferência do veículo e liberação do recurso

Por fim, é necessário transferir o veículo, via alienação fiduciária, para a instituição que concede o empréstimo. O tomador do empréstimo poderá continuar usando o seu carro, caminhão ou sua moto normalmente e o veículo será transferido de volta após o pagamento de todas as parcelas. Quando todos os documentos estiverem assinados, o dinheiro será liberado dentro do prazo estabelecido pela instituição.

Embora o processo seja simples e ofereça boas vantagens, é importante ter em mente que é preciso ter responsabilidade e organização para contratar um empréstimo. Afinal, você terá o compromisso de quitar uma dívida para permanecer com o seu veículo.

Além disso, também é importante lembrar que nem sempre o crédito será concedido. Isso porque pode haver algum problema durante as etapas citadas anteriormente, como o crédito não ser aprovado ou o carro, caminhão ou a moto não serem aceitos pela instituição financeira.

Não consegui o empréstimo, e agora?

Se o seu veículo foi recusado ou se o crédito não foi aprovado, saiba que há outras formas de conseguir um empréstimo. Por exemplo, empregados domésticos registrados podem contar com o empréstimo pessoal da Simplypag.

Sabemos que conseguir crédito não é fácil, por isso temos uma solução simples e com condições realmente boas para quem precisa se organizar financeiramente ou quer tirar um sonho do papel. Aqui, após consultar as opções de prazo e o custo total do empréstimo, você poderá decidir qual será o valor da sua parcela.

Agora você já entende como funciona o empréstimo com garantia de veículo e sabe que há outras opções excelentes para obter crédito. Então não perca tempo, veja mais informações em nosso site e faça a simulação do seu financiamento!

Deixe um comentário