Empréstimo consignado: quitação pode ser feita antecipadamente

Você fez um empréstimo consignado em prestações que não pesavam no bolso, mas agora tem condições de adiantar as parcelas? Existe uma forma simples de liquidar seu débito antes do fim do contrato: a quitação antecipada do empréstimo consignado.

Mesmo tendo várias parcelas a vencer, é possível solicitar que o saldo da dívida seja calculado para que você possa pagá-lo de uma vez só.

Se você tem um dinheiro extra e está pensando nessa possibilidade, continue lendo, porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como quitar empréstimo consignado antecipadamente!

O que significa quitar antecipadamente empréstimo consignado?

O empréstimo consignado:

O empréstimo consignado se diferencia de outras modalidades de crédito por alguns fatores: as taxas de juros costumam ser menores, os prazos de parcelamento podem ser mais longos e o pagamento é debitado automaticamente do salário ou benefício do INSS do tomador.

Essa modalidade de pagamento torna o empréstimo consignado uma operação bastante segura para os bancos, já que os descontos em folha reduzem significativamente a inadimplência.

Nessa dinâmica, porém, fica combinado que o valor das parcelas será descontado mensalmente do recebimento do tomador até que o contrato seja totalmente liquidado.

Por conta disso, há quem pense que é muito complicado antecipar o pagamento do empréstimo consignado. Mas isso não é verdade!

A quitação antecipada:

O consumidor brasileiro pode renegociar sua dívida, seja para aumentar o número de parcelas (uma operação chamada de refinanciamento), ou mesmo para solicitar a quitação total do empréstimo.

Nesse sentido, quitar empréstimo consignado antecipadamente significa manifestar o desejo de pagar as parcelas que faltam de uma vez só, antes que elas cheguem aos vencimentos originais.

A partir da quitação, o tomador deixa de ter um vínculo com o banco ou instituição financeira que concedeu o empréstimo e não terá mais que contar com os débitos mensais em sua conta.

Por que quitar empréstimo consignado antecipadamente?

Geralmente, o empréstimo consignado oferece a possibilidade de parcelar o valor tomado em até 96 parcelas, a depender do perfil do solicitante. A ideia é diluir o crédito de forma que ele não prejudique a organização financeira de quem está solicitando o crédito.

Mas se você conseguiu um dinheiro extra, uma opção é direcioná-lo para adiantar os pagamentos do seu empréstimo consignado. Quitação antecipada pode ser bem vantajosa, principalmente, para quem tem orçamento suficiente para cobrir o valor das parcelas que faltam e quer economizar no pagamento do empréstimo.

As principais vantagens são:

Mais economia: o principal benefício ao fazer a quitação antecipada do empréstimo consignado é que você evita pagar os juros das prestações que ainda não venceram. Uma vez que elas ainda não foram cobradas, o valor dos juros não é aplicado e o consumidor paga o custo “original” da parcela, sem taxas.

Nesse sentido, fazer a quitação antecipada do empréstimo consignando pode ajudar a reduzir significativamente o valor da sua dívida, gerando mais economia a longo prazo.

É importante deixar claro, porém, que não há devolução de juros das parcelas que já foram pagas. O abatimento é considerado apenas sobre as prestações que ainda não venceram.

Restituição da margem consignável: outro ponto positivo é que quitar empréstimo consignado libera margem consignável para que você possa fazer outra solicitação de crédito no futuro, caso necessite.

A margem consignável corresponde a 30% do recebimento do tomador de empréstimo, e toda vez que solicita crédito consignado ela é reduzida.

Dessa forma, quanto antes você conseguir liquidar seu débito, mais rápido terá sua margem integral de volta e poderá solicitar um novo empréstimo quando precisar.

Liberdade no orçamento: convenhamos, é sempre muito bom quitar uma dívida e ter uma folga maior no orçamento, não é mesmo?!

A partir do momento que o empréstimo consignado é quitado, as parcelas deixarão de ser descontadas do seu salário ou benefício do INSS. Com isso, você tem mais liberdade para administrar suas finanças e gastar como quiser!

A quitação é um direito do consumidor

Também é importante dizer que é um direito seu antecipar o pagamento do seu empréstimo consignado. Quitação pode ser solicitada pelo consumidor quando ele desejar e não é passível de multas ou taxas de qualquer natureza.

Reforçamos: nenhuma instituição financeira pode dificultar seu acesso à quitação antecipada do empréstimo consignado e nem se negar a permitir que você liquide suas parcelas. Esses são direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor e também pela Resolução n° 3.516, que trata exatamente dessa prática.

Quando solicitar a quitação antecipada de empréstimo?

A quitação antecipada de empréstimo consignado pode ser considerada sempre que o consumidor tiver capital disponível para liquidar as parcelas que ainda precisam ser pagas.

Recebeu seu décimo terceiro, férias ou uma bonificação? Vendeu alguns itens e está com uma folga no orçamento? O salário aumentou ou conseguiu uma renda extra? Recebeu um dinheiro inesperado, como uma herança? Todas essas são situações em que você pode pensar em quitar o empréstimo consignado antecipadamente.

Entretanto, é importante pontuar que essa prática só é recomendável se a liquidação das parcelas não for comprometer gravemente o seu orçamento!

Se você chegar à conclusão de que a quitação antecipada do empréstimo vai prejudicar sua organização financeira de alguma forma, então a melhor alternativa é continuar pagando as parcelas até o final do contrato ou fazer a quitação em outro momento.

Empréstimo consignado: quitação passo a passo

Chegamos ao momento que você provavelmente estava esperando: o passo a passo de como quitar empréstimo consignado antecipadamente!

Esse é um processo relativamente simples, mas é importante estar atento à cada etapa e saber de algumas informações para garantir o cumprimento dos seus direitos.

  • Solicite a quitação: o primeiro passo é entrar em contato com o banco ou instituição financeira que intermediou a sua solicitação de empréstimo consignado e manifestar o seu desejo de quitar o contrato.

  • Seja informado sobre os valores: a instituição deve somar o valor das parcelas que ainda estão em aberto, já descontando os juros, uma vez que elas ainda não venceram. Em seguida, precisará enviar um boleto ou solicitar autorização para fazer o débito em conta.

  • Confira os valores: como as taxas do consignado são baixas, é comum se confundir e achar que não está pagando os juros, quando na verdade eles ainda estão embutidos no cálculo.

Para evitar qualquer erro ou contratempo, vale confirmar no seu contrato o valor da taxa de juros e calcular por conta própria a soma das parcelas que ainda não foram pagas. E se tiver qualquer dúvida ou se sentir inseguro sobre o procedimento, converse com o banco.

Sempre pede dinheiro emprestado?

Conseguiu quitar seu empréstimo consignado? Maravilha! Agora você deve ter um orçamento ainda maior para investir nos seus sonhos.

E da próxima vez que precisar de crédito, fale com a gente! A Simplypag oferece empréstimos para empregados (as) domésticos (as) com condições exclusivas e taxas mais vantajosas do que outras opções do mercado!

Acesse o nosso site agora e conheça as nossas condições de empréstimos!

Deixe um comentário