Empréstimo pessoal ou consignado: qual é o melhor?

Seja para resolver uma emergência ou investir em um sonho, é comum que as pessoas tenham a necessidade de pedir dinheiro emprestado. Nesses momentos surge a dúvida sobre qual tipo de empréstimo é o mais vantajoso. 

Afinal, é melhor solicitar empréstimo pessoal ou consignado? A resposta para essa pergunta exige a análise de diversos pontos e é isso que vamos fazer ao longo deste artigo. Vamos lá? Boa leitura! 

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida de forma ampla pelas instituições financeiras. Após realizar uma análise de crédito, a instituição decide se vai ou não realizar o empréstimo para a  pessoa que solicitou. 

Na maioria das vezes, é necessário estar com o nome limpo, ou seja, não ter dívidas registradas nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA. Também é comum que a empresa solicite comprovantes de renda para garantir que a pessoa tem condições de pagar as parcelas do empréstimo. 

Se a documentação for aprovada, o contrato é assinado e a liberação do dinheiro pode acontecer no mesmo dia. 

Em algumas instituições é possível que o solicitante ofereça um imóvel ou veículo (quitado e em seu nome) como garantia do pagamento das parcelas do empréstimo. Apesar do processo ser mais burocrático, essa é uma boa alternativa para conseguir taxas de juros menores.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício de quem contratou. O serviço está disponível para aposentados, funcionários públicos civis e militares (ativos ou inativos) e pensionistas do INSS.

Além disso, quem trabalha em empresas privadas que possuem convênio com instituições financeiras também estão aptas a solicitar o empréstimo. Outro requisito é ter margem consignável disponível. 

De acordo com a Lei 13.172, no máximo de 35% da renda mensal das pessoas pode ser aproveitado para  operações de crédito consignado. Desse percentual, 5% é reservado para uso no cartão de crédito consignado.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal?

O crédito pode ser solicitado facilmente, inclusive pela internet, já que é oferecido pela maioria das instituições financeiras e não exige muita burocracia. 

O limite do empréstimo será definido de acordo com a análise da situação financeira realizada pela empresa, portanto o valor pode ultrapassar 35% da renda mensal do solicitante (ao contrário do empréstimo consignado). 

Apesar disso, as taxas de juros costumam ser muito altas, o que faz com que o empréstimo seja mais caro, e também  pode dificultar o pagamento das parcelas. 

Os critérios para a liberação do empréstimo variam de acordo com o banco ou instituição financeira. Entretanto, a maioria das instituições possui restrições de liberação de crédito para quem está com o nome sujo.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do empréstimo consignado?

A principal vantagem do empréstimo consignado é o seu custo reduzido. Por ser um tipo de crédito de menor risco, já que as parcelas vão ser descontadas diretamente da fonte de renda, as instituições financeiras oferecem taxas mais atrativas do que as oferecidas no crédito pessoal, por exemplo. 

Ele também é solicitado com facilidade e, de modo geral,  as instituições realizam a liberação do crédito consignado para quem está com o nome negativado. No entanto, como vimos, o serviço não está disponível para todas as pessoas

Trabalhadores informais e empregados domésticos, por exemplo, não estão aptos a solicitar esse tipo de empréstimo. 

Então, qual tipo de empréstimo é o melhor?

Antes de realizar um empréstimo, é fundamental fazer simulações em várias instituições e com diferentes tipos de empréstimo para encontrar o serviço mais vantajoso para o seu perfil.  

Entre outros pontos, é necessário avaliar: 

  • Requisitos para ter o crédito liberado;
  • Prazo para o pagamento das parcelas;
  • Custo total do empréstimo (CET);
  • Se a instituição financeira é segura. 

Caso você faça parte dos grupos que podem solicitar um empréstimo consignado, essa costuma ser a melhor alternativa por ter um CET (Custo Efetivo Total) menor e condições de pagamento mais atrativas. 

O crédito consignado também é a melhor opção para quem tem o score baixo ou está com o nome negativado.

É empregado doméstico e não tem acesso ao empréstimo consignado? Veja a solução!

Funcionários domésticos não podem solicitar o empréstimo consignado, mas a Simplypag tem uma solução de empréstimo muito similar e exclusiva para essa categoria de profissionais.   

Motoristas, babás, cozinheiras, caseiros, enfim, todo empregado doméstico que atue com carteira assinada pode solicitar o produto e ter acesso à inúmeros benefícios, entre eles:

  • Desconto em folha;
  • Taxa de juros baixa; 
  • Liberação para negativados;
  • Excelente prazo para pagamento. 

Além disso, a liberação do dinheiro é feita de forma rápida e a solicitação pode ser feita sem burocraciasFaça uma simulação do empréstimo exclusivo para empregados domésticos da Simplypag!

Deixe um comentário