Empréstimo pessoal para assalariado: o guia definitivo

Mesmo quem trabalha duro todos os dias e conta com uma remuneração garantida no fim do mês pode precisar de um dinheiro extra, seja para uma emergência ou para realizar um sonho. E a boa notícia é que o existe uma opção de crédito especial para o trabalhador brasileiro: o empréstimo pessoal para assalariado. 

Ainda que os empréstimos para aposentados e servidores públicos sejam os mais conhecidos no mercado, se você é um trabalhador assalariado também existem ótimas opções para aumentar o orçamento!

Neste material vamos te apresentar tudo o que precisa saber sobre o empréstimo pessoal para assalariado e te ajudar a entender qual é o tipo de crédito ideal para você.

O que é empréstimo pessoal para assalariado?

O empréstimo pessoal para assalariado é um tipo de crédito ofertado pelas instituições financeiras à pessoas físicas que têm um emprego fixo.

Em outras palavras, é uma operação na qual um banco empresta dinheiro para o trabalhador mediante à juros e outras taxas que são embutidas nas parcelas.

Muitas vezes, é através de uma operação como essa que você pode conquistar o crédito que precisa para reorganizar as despesas, tirar suas ideias do papel e realizar seus maiores sonhos!

Quem pode solicitar um empréstimo pessoal para assalariado?

Normalmente, esse tipo de empréstimo é voltado para profissionais que trabalham com carteira assinada e em empresas da iniciativa privada. Ter um conta corrente ou conta-salário também pode ser exigência para realizar seu empréstimo pessoal para assalariado.

Qual a documentação necessária?

Os processos de pedido de um empréstimo pessoal para assalariado variam de banco para banco. Mas, de forma geral, você pode ter que apresentar: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda para fazer uma solicitação de empréstimo.

Quais os benefícios de um empréstimo pessoal?

Se você é assalariado, um empréstimo pessoal pode te proporcionar uma série de vantagens, como:

  • Facilidade para conseguir o crédito: por conta do vínculo empregatício, pode ser relativamente simples conseguir um empréstimo pessoal para assalariado.
    A lógica é simples: se o tomador do empréstimo tem emprego e salário fixos, as chances de deixar de pagar as parcelas são menores do que um profissional autônomo, que tem recebimentos variáveis, por exemplo.

    Em alguns casos, o empréstimo pode incluir um seguro, que garante a devolução do valor emprestado caso o trabalhador fique sem emprego enquanto ainda tem parcelas em aberto.
     
  • Solicitação fácil: pode ser muito fácil fazer um empréstimo pessoal. É bem comum que os valores já estejam pré-aprovados em sua conta bancária. É possível, inclusive, fazer a contratação e retirada no caixa eletrônico ou solicitar através da internet.
     

Sem necessidade de prestação de contas: geralmente, não há necessidade de justificar como você vai utilizar seu empréstimo pessoal para assalariado. Ou seja, você decide como quer usar o seu dinheiro! Muitas vezes, até a presença de um fiador ou avalista é dispensável.

Quais as desvantagens em fazer um empréstimo pessoal?

Apesar de ser uma linha de crédito com várias vantagens, o empréstimo pessoal também tem algumas desvantagens que você precisa conhecer:

  • Pode estar indisponível para negativados: dificilmente quem está com o “nome sujo na praça” tem crédito pré-aprovado, e isso pode tornar o acesso ao empréstimo pessoal bem mais complicado.

  • Taxas mais caras: justamente por se tratar de uma modalidade bastante popular e que está disponível para diferentes públicos, o empréstimo pessoal pode ter taxas mais caras que outros tipos de crédito.

Fácil de se endividar: como a solicitação de crédito costuma ser simples, fica fácil tomar mais dinheiro do que precisa. Se não houver responsabilidade na gestão financeira, esse pode ser um rápido caminho para o endividamento.

Quais são os tipos de empréstimo para assalariados?

Existem diferentes tipos de empréstimos que podem ser tomados pelo trabalhador brasileiro, e é importante conhecê-los para que você possa escolher o ideal para a sua situação.

Empréstimo com garantia

Aquele no qual o consumidor utiliza seus próprios bens – como veículos e imóveis – como garantia de devolução do empréstimo.

Só é possível utilizar recursos que estejam em nome do titular. Eles são avaliados e a financeira decide se podem ser utilizados como garantia ou não.

Também é importante dizer que usar um bem como garantia pode aumentar suas chances de conseguir um bom valor emprestado, mas também significa que se as parcelas do empréstimo não forem pagas, existe o risco de perder sua posse.

Empréstimo consignado

Apesar de ser popular entre servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, alguns trabalhadores da iniciativa privada também podem conseguir um empréstimo consignado. Nessa modalidade, os pagamentos são descontados automaticamente do contracheque ou benefício do INSS do tomador.

Para quem trabalhada em empresas privadas, porém, a solicitação pode ser um pouco mais complicada.

Para ter acesso ao crédito consignado é necessário que o seu empregador tenha vínculo com instituições bancárias que oferecem esse tipo de empréstimo para funcionários da iniciativa privada.

Financiamento

O financiamento é uma operação na qual o consumidor solicita crédito para adquirir um bem, normalmente de alto valor, como um imóvel. Neste tipo de empréstimo, a financeira disponibiliza o montante e o tomador paga em parcelas acrescidas de juros.

Em um financiamento, geralmente, é necessário informar qual a finalidade do crédito solicitado e a instituição deve fazer uma análise detalhada para determinar qual será o valor financiado.

Empréstimo para empregado doméstico

Mesmo sendo funcionário doméstico registrado, pode ser difícil ter acesso aos meios de empréstimo mais comuns. Mas a boa notícia é que existe uma modalidade de crédito pensada exclusivamente para os empregados domésticos!

Esse tipo de empréstimo conta com juros baixos, aprovação rápida e parcelas que são descontadas diretamente do salário do empregado, o que gera mais comodidade e reduz os riscos de inadimplência. E mais: mesmo quem está negativado pode recorrer à essa linha de crédito.

Clique aqui e saiba mais sobre essa opção de empréstimo pessoal para empregados domésticos.

Agora você já conhece os aspectos mais importantes de um empréstimo pessoal para assalariado e também sabe que existem outras linhas de crédito disponíveis para vários perfis de trabalhador!

O próximo passo é escolher qual é o tipo ideal de empréstimo para você e conseguir o dinheiro extra que faltava para tirar seus maiores sonhos do papel!

Deixe um comentário