Guia completo para ganhar dinheiro com artesanato

Fazer artesanato é uma excelente opção para quem está em busca de uma ocupação estimulante e lucrativa.

Além de desenvolver habilidades como a concentração e a criatividade, os trabalhos manuais têm uma excelente aceitação no mercado, e podem ser ótimas fontes de renda.

Na maioria das vezes, o artesanato pode ser feito nas suas horas livres, o que o torna um tipo de atividade fácil de conciliar com outras ocupações, incluindo um trabalho CLT.

Assim, se você é empregado doméstico, por exemplo, pode gerar uma renda extra vendendo produtos artesanais para seus amigos, familiares e patrões!

Neste artigo, vamos te contar todos os segredos sobre como ganhar dinheiro com artesanato e se tornar um artesão de sucesso!

Descubra o que gosta de fazer

O primeiro passo para iniciar seu novo negócio é descobrir que tipo de artesanato você vai produzir.

O ideal é que busque atividades que lhe deem prazer, tenham demanda e tragam retorno financeiro.

A seguir, sugerimos 5 tipos de artesanatos que podem gerar uma ótima renda extra.

Como gerar renda extra com artesanato: Ideias lucrativas para investir

Cosméticos e perfumes: investir na produção de sabonetes, sais de banho, óleos corporais, cremes hidratantes e até perfumes é uma ótima opção para quem se interessa pelo setor de beleza e cosméticos.

Papelaria: existem muitos produtos dentro da papelaria artesanal que você pode explorar. Planners, cadernos, agendas, calendários e álbuns de fotos, por exemplo, são produtos que sempre estão em alta.

Velas: as velas artesanais nunca saem de moda. Em formatos, cores e aromas diferentes, elas são itens populares para trazer uma atmosfera especial para a casa ou presentear alguém especial.

Pintura em tecido: se você gosta de pintura, trabalhar com tecido pode ser uma boa ideia. A pintura pode ser feita em panos de pratos, lençóis e camisetas, por exemplo.

Costura e bordado: neste segmento, algumas opções interessantes são a costura, bordado e técnicas como o crochê e tricô. É possível atuar com a produção e customização de roupas; itens de cama, mesa e banho e elementos decorativos.

Verifique o que precisa para começar

Uma vez escolhido(s) o(s) tipo(s) de atividade que vai executar, é preciso planejar como tirar seu novo negócio do papel e começar a ganhar dinheiro com o artesanato.

Para isso, levante todo os itens necessários para começar seu novo negócio, como: materiais, equipamentos, embalagens, ferramentas, etiquetas e cartões de visita.

Liste todos os elementos necessários para iniciar seu novo empreendimento e faça uma cotação de preços para entender quanto precisará investir.

Organize suas finanças

Sabendo do valor necessário para começar a sua produção, a próxima etapa é organizar suas finanças para investir no artesanato.

Se você não dispõe de orçamento imediato, uma opção é guardar dinheiro durante algum tempo até poupar o valor que precisa para comprar matéria prima e os outros itens para iniciar com o artesanato.

Temos alguns artigos com dicas para te ajudar a economizar em diferentes áreas, como no mercado e nas contas de energia, internet e água.

Outra opção é recorrer a um empréstimo. Existem opções como o empréstimo consignado, o crédito pessoal e, se você for empregado doméstico, pode contratar o empréstimo da Simplypag com condições especiais.

Empréstimo para empregado doméstico: dinheiro rápido para iniciar seu negócio

Se você é funcionário doméstico, quer ganhar dinheiro com artesanato, mas não tem capital para começar o negócio, a Simplypag tem a solução!

O empréstimo para empregados domésticos é o melhor caminho para quem precisa de crédito para investir no seu novo ofício.

Essa modalidade exclusiva de crédito permite que o funcionário doméstico pague juros menores do que outros tipos de empréstimo e ainda escolha qual o valor de cada parcela. E mais: pode ser liberado mesmo para quem está negativado!

Clique aqui para conhecer mais sobre o empréstimo da Simplypag.

Cuidado na hora de dar preços aos produtos

Pode ser um pouco complicado colocar preço em algo que você faz com carinho. Mas a verdade é que precificar corretamente seu trabalho é um dos maiores segredos de como ganhar dinheiro com artesanato.

Para calcular o valor de venda das suas peças, é fundamental calcular todos os custos da sua produção – incluindo materiais, ferramentas, embalagens e o custo do seu trabalho.

Depois, aplique uma margem que permita que você obtenha dinheiro para reinvestir na produção e também tenha lucro.

O preço final dos seus artesanatos deve pagar todas as suas despesas e também render um dinheiro para você. 

Busque aperfeiçoamento

Para aumentar suas chances de se tornar um artesão de sucesso, é importante melhorar seus conhecimentos, tanto na área de produção quanto na administração do negócio.

Além de aprender novas técnicas para aplicar em seus artesanatos e aumentar seu portfólio de produtos, é indispensável aprender sobre gestão financeira, marketing, logística e outros pontos importantes da administração de um pequeno negócio.

Existem muitos cursos gratuitos e online que podem te ajudar com noções básicas de gestão de pequenas empresas e farão a diferença na sua empreitada como artesão.

Divulgue seus produtos

Por fim, é hora de começar a divulgar seus artesanatos e iniciar as vendas!

Além de apresentar seus produtos para amigos e familiares e participar de feiras de artesanato na sua região, a internet pode ser uma ótima aliada para promover seu novo negócio.

Para isso, pode divulgar suas peças nas redes sociais, disponibilizá-las para vendas em marketplaces (plataformas de venda digital) e até criar sua própria loja virtual.

Para criar uma boa estratégia de divulgação lembre-se de:

  • Ter boas fotos dos seus produtos;
  • Escrever descrições atrativas, que informam e vendem as peças;
  • Criar identificação com o público-alvo, mostrando que você entende seus desejos e necessidades;
  • Disponibilizar canais de atendimento para que os interessados entrem em contato com você para tirar dúvidas e comprar.

Capriche no atendimento

Para se tornar um artesão de sucesso, não basta apenas fazer um bom trabalho, é preciso atender bem o consumidor.

Um atendimento de excelência é o primeiro passo para fidelizar o cliente e incentivá-lo a fazer uma divulgação espontânea para seus artesanatos – o famoso “marketing boca a boca”.

O atendimento deve ser ágil, claro, objetivo e atencioso. É importante tirar todas as dúvidas do seu cliente e dar a eles os detalhes sobre o processo de compra.

Se você pretende produzir sob encomenda, por exemplo, deixe claro qual é o prazo de produção, as formas de pagamento e como se dará a entrega.

Caso esteja conciliando a produção de artesanato com um emprego fixo ou outra ocupação, também é necessário informar quais serão horários em que você estará disponível para atendimento.

Viu? Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como ganhar dinheiro com artesanato e está preparado para começar a faturar!

E lembre-se: se você é empregado doméstico e precisa de crédito, conheça o empréstimo da Simplypag e transforme suas ideias em um negócio lucrativo! 

2 comentários em “Guia completo para ganhar dinheiro com artesanato”

Deixe um comentário