Como limpar o fogão: as melhores dicas

O fogão é, sem dúvidas, um item indispensável para ser ter em casa e também o mais atingido pela sujeira do dia a dia, pois é nele onde preparamos a nossa refeição e da nossa família.

E uma das formas de mantê-lo funcionando por mais tempo é cuidar diariamente de sua limpeza, da forma certa e com os produtos certos.

Existem várias formas de limpar um fogão e neste artigo vamos te mostrar um passo a passo super eficiente para deixá-lo limpinho e com cara de novo. Vamos lá?

Boa leitura!

Cuidados antes da limpeza do fogão

  • Desligar o eletrodoméstico da tomada
  • Verificar se as bocas já esfriaram
  • Fechar o registro de gás
  • Retirar grades e queimadores

Produtos indicados para limpeza de fogão

Para uma boa limpeza no fogão não existe segredo quanto aos produtos a serem utilizados, existem os específicos para este eletrodoméstico, os mesmos que utilizamos para lavar a louça e até uma mistura caseira. Vamos a eles:

  • Desengordurantes para fogão
  • Detergente neutro
  • Sabão em pedra
  • Água e vinagre
  • Água e bicarbonato de sódio

Simples, né? Continue a leitura para ver como utilizá-los!

Passo a passo para limpar o fogão

Passo 1: Superfície e partes externas

Para retirar o excesso de gordura e os restos de comida da superfície, passe um pano úmido ou papel toalha (preferencialmente). Em seguida, com o lado macio da esponja, coloque um pouco de desengordurante,detergente neutro ou sabão em pedra para esfregar.

Com um pano úmido retire o excesso de sabão da superfície e finalize a secagem com um pano seco que não elimine fiapos ou com papel toalha. Esse processo pode ser feito também nas laterais do fogão.

Essa recomendação inclusive é válida para os botões do fogão, que geralmente são vítimas dos espirros de frituras

Passo 2: Peças

Já as peças removíveis como grades, bocas e queimadores podem ser lavados em água corrente utilizando detergente neutro.

Nos queimadores, utilize uma escova de dentes de cerdas macias para reforçar a lavagem das partes mais difíceis – se preciso, deixe as peças de molho em água e sabão. Enxague e seque com um pano que não solte fiapos e então encaixe as peças novamente no fogão.

Atenção! Não utilize palha de aço, pois as grades e peças do fogão possuem material antiaderente.

Passo 3: Forno

Para a limpeza do forno é preciso verificar se este possui a função autolimpante ou é convencional.

Para os que possuem a função autolimpante: ligue a função de auto-limpeza e espere o tempo recomendado no manual de instruções. Deixe esfriar e então varra com uma escova as cinzas resultantes da limpeza. Com um pano molhado, na parte interna do forno e limpe a porta aplicando uma solução de vinagre e água.

Para remover a sujeira grudada no forno convencional aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e água ou um produto específico para limpeza de forno e deixe agir por meia hora.Em seguida, retire o produto com um pano molhado e raspe a sujeira com uma espátula de plástico para não danificá-lo.

Finalize passando um pano molhado em solução 50% de água e 50% de vinagre. Essa solução pode ser utilizada também na limpeza da porta do forno.

Passo 4: Vidro

Os vidros do fogão é a última parte a ser limpa. Depois de colocadas as peças limpas em seus devidos lugares, com a ajuda de uma esponja ou pano macio (que não solte fiapos) você vai precisar de água e detergente neutro e de uma solução 50% água e 50% vinagre.

Esfregue os dois lados do vidro do fogão e em seguida, utilize um pano levemente molhado para remover o sabão, passe de duas a três vezes, para retirar bem o sabão e não manchar.

Por fim, pegue outro pano e umedeça na solução de água e vinagre, passe sobre o vidro tanto do tampo de cima como da porta do forno e deixe secar sozinho.

Cuidados diários com o fogão

Manter os cuidados diários com seu fogão prolongam a vida útil do eletrodoméstico e isso vai além da utilização dos produtos corretos, veja mais esse listinha de cuidados básicos que preparamos para você:

Limpe o fogão logo após o uso

Mesmo que você tenha apenas esquentado um alimento rápido, resíduos podem cair e manter o hábito de limpar o fogão após o uso facilitará o seu dia a dia para que, dessa forma,você não precise focar tanto tempo em uma limpeza pesada no final de semana.

Se for uma sujeirinha leve em uma parte do fogão, por exemplo, utilize um pano úmido com um pouco de desengordurante, enxague e seque.

Agora você já sabe como manter seu fogão limpo. Como você pode ver, fazer a limpeza não é uma tarefa difícil, mas é possível tornar essa situação mais fácil.

Evitar a sujeira e limpar logo após o uso são exemplos de atitudes que facilitam e mantém seu fogão mais limpo, além de contribuir para aumentar a vida útil desse eletrodoméstico!

Seque bem após a limpeza

Sempre que passar pano ou esponja úmidos, principalmente na parte de inox, seque bem para evitar manchas, isso também vale para os vidros – utilize um pano que não solte fiapos ou um papel toalha.

Não use produtos abrasivos

Produtos abrasivos como a palha de aço e o álcool não são recomendados para fazer a limpeza do seu fogão. Se a sujeira estiver difícil de remover, deixo o sabão agir por alguns minutos antes de removê-lo com o pano úmido.

Não use material cortante

Facas e espátulas de metal não devem ser utilizadas para fazer a remoção de alguma sujeira que esteja grudada no fogão. A palha de aço, além de abrasiva como dito anteriormente, provoca riscos no inox, deixando o seu fogão sem a proteção antiaderente e com uma aparência horrível, é claro.

Para mais dicas de limpeza leia também:

Quer trocar de fogão e está sem grana? Temos empréstimo para domésticos!

Como vimos neste artigo, cuidar da limpeza dos eletrodomésticos, principalmente geladeira e fogão, é essencial para manter a durabilidade deles, mas é fato que em algum momento surgirá a necessidade, ou o desejo de adquirir um novo bem.

Só que nem todos têm uma condição financeira suficiente para comprar um fogão novo de uma hora pra outra, não é mesmo? Principalmente quando se trata dos trabalhadores domésticos.

Além de terem um salário baixo, quando comparado a outras categorias profissionais, os profissionais dos lares brasileiros encontram dificuldades em bancos e instituições financeiras para contratar um empréstimo pessoal, por exemplo.

Mas quer uma boa notícia?

Aqui na Simplypag, você que trabalha como empregado doméstico com carteira assinada e sonha em investir em eletrodomésticos novos para a sua casa, pode conseguir o recurso necessário para isso.

Temos uma linha de crédito pensada exclusivamente para você, com juros baixos e liberdade para definir o valor das parcelas – clique aqui e faça uma simulação para saber mais!

2 comentários em “Como limpar o fogão: as melhores dicas”

Deixe um comentário