6 dicas de como limpar mesa com tampo de vidro

Ter uma mesa com tampo de vidro em casa dá um toque requintado ao ambiente, mas para isso é preciso manter os cuidados com esse material tão frágil, começando por uma boa limpeza.

Limpar tampo de vidro não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter alguns cuidados básicos. Neste artigo separamos seis dias bem legais que vão facilitar a higienização deste que é um móvel importante em um lar.

Boa leitura!

Tipos de vidro para mesa

Você sabe quais são os tipos de vidros mais utilizados utilizados em tampos de mesas? Confira abaixo.

  • Vidro temperado

Considerado um vidro de segurança, ele se chama temperado porque passa pelo processo chamado têmpera, ou seja, ele é resfriado e aquecido de maneira imediata, o que faz com que ele fique mais resistente.

Ideal para tampos de mesa, janelas, box de banheiro, portas e prateleiras, pois o vidro temperado não forma pontas cortantes quando sofre algum tipo de impacto pois se quebra em pedacinhos arredondados garantindo maior segurança para os usuários.

  • Vidro jateado

Em seu processo de fabricação, o vidro jateado recebe jatos de areia na superfície, por isso recebe este nome. Atualmente ele é produzido com o uso de abrasivos mais eficientes e menos tóxicos garantindo também maior resistência do produto.

Assim como o temperado, esse tipo de vidro é muito utilizado em tampos de mesas, armários de cozinha, box de banheiro, portas, janelas e objetos de decoração.

Agora que você já sabe as características e o nome de cada tipo de vidro utilizado em mesas vamos conhecer os produtos corretos e, em seguida, o passo a passo para uma limpeza eficiente da sua mesa.

Para saber mais sobre a limpeza de vidros leia o artigo “Como limpar vidros (manual para empregados)”.

Quais produtos devo usar para limpar mesa de vidro?

Anote aí os produtos que você irá utilizar:

  • esponja ou pano macio (não riscam ou danificam o vidro)
  • limpa vidros
  • álcool
  • detergente neutro (produtos à base de solventes e saponáceos podem deixar marcas permanentes no vidro)
  • escova de dente velha para os vidros enrugados

Agora, confira o passo a passo!

Passo a passo para a limpeza da mesa de vidro

1º passo: Proteja o vidro do sol

Ao limpar a mesa, leve-a para um espaço com sombra, pois o sol em contato com alguns produtos de limpeza pode acabar deixando manchas no vidro.

2º passo: Esfregue o vidro corretamente

Com uma esponja macia e úmida, coloque algumas gotas de detergente neutro e esfregue o vidro com movimentos verticais e horizontais, mas sem forçá-lo. Em seguida retire o excesso de sabão com um pano úmido de duas a três vezes.

E caso o tampo de sua mesa seja enrugado esfregue com a ajuda de uma escova de dentes velha e macia, esse objeto garante que a sujeira seja retirada de todos os espaços do vidro.

3º passo: Seque o vidro imediatamente

Para evitar manchas no vidro, depois de limpá-lo, seque a mesa imediatamente. Para isso,você pode utilizar um pano seco (de preferência que não solte fiapos) ou, se preferir, use o papel toalha. Para dar brilho, finalize com um pano seco com algumas gotas de álcool ou limpa vidros.

4º passo: Esqueça as folhas de jornal

Apesar de algumas pessoas recomendarem o papel jornal, utilizar folhas de jornal para secar o vidro ou remover gordura pode provocar manchas de forma permanente. Neste caso, prefira o papel toalha.

5º passo: Não coloque recipientes quentes diretamente no vidro

Este é um cuidado muito importante para se ter no dia a dia, afinal, você não quer quebrar ou rachar o tampo da mesa. Para isso, nunca leve nada quente para a mesa e caso prefira levas as panelas para a mesa na hora do almoço ou jantar, utilize protetores de panela.

6º passo: Limpe a mesa após cada refeição

Para evitar o acúmulo de gordura no tampo de vidro, após cada refeição passe um pano com álcool ou limpa vidros. Dessa forma, a limpeza pesada fica mais fácil, além de deixar sua mesa com um toque brilhante por mais tempo.

Empréstimo Simplypag para empregados domésticos: saiba mais!

Se você é empregado doméstico e quer investir na melhoria da sua casa, como comprar uma mesa de jantar nova para sua sala por exemplo, porém o orçamento está apertado, saiba que agora você pode ter acesso a uma linha de empréstimo pessoal exclusiva.

É isso mesmo!

Aqui na Simplypag, temos uma linha de crédito pensada exclusivamente para você que trabalha como empregado doméstico com registro em carteira. Aqui você encontra juros baixos, prazos flexíveis e liberdade para definir o valor das parcelas

Clique aqui e faça uma simulação para saber mais!

Além disso, se você está negativado, não se preocupe, pois o empréstimo da Simplypag está disponível também para negativados, pois os descontos das parcelas são feitos diretamente do salário.

Quer mais dicas de limpeza e manutenção do lar?

Para outras dicas sobre os limpeza e manutenção do lar, acesse o blog e leia nossos outros artigos:

E não esqueça de deixar o seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!

Deixe um comentário