Como limpar o rejunte sem dor de cabeça

Mesmo estando com a casa limpa e cheirosa, existe um detalhe que costuma chamar atenção em termos de sujeira: rejuntes de pisos e paredes.

Na correria do dia a dia é comum não dedicarmos um tempo para uma limpeza profunda nos rejuntes, porém, chega uma hora em que inevitável não se incomodar. Afinal, ter um rejunte livre de manchas dará um novo ar para os ambientes como banheiro e cozinha.

Por isso, resolvemos dedicar esse post para te ajudar a solucionar esse problema de forma bem simples e com receitas caseiras super fáceis.

Boa leitura!

Tipos de sujeira que se acumulam no rejunte

Rejunte com gordura

É comum a gordura atacas os rejuntes dos pisos e azulejos da cozinha, mas o banheiro não está livre desse problema, uma vez que a nossa pele e cabelos libera gordura durante o banho.

Rejunte com pó e outros resíduos

Pó e os resíduos do dia a dia que inevitavelmente invadem a casa, seja por um sapato sujo, seja trazido pelo vento. Esse tipo de sujeira costuma ser mais difícil de ser retirado a longo prazo, por isso a importância de manter uma rotina de limpeza em casa.

Rejunto com mofo ou bolor

O o mofo ou bolor são as piores de todas as sujeiras de rejunte, pois são mais difíceis de serem removidas, uma vez que ela tende a impregnar profundamente no rejunte.

Como limpar o rejunte?

Como limpar rejunte com vinagre

Para limpar o rejunte com vinagre basta seguir esses passos:

Despeje o vinagre de forma abundante sobre o rejunte que precisa ser limpo e deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos (mas não o deixe secar sobre o piso ou azulejo).

Com o auxilio de uma escova de dentes esfregue o rejunte até retirar a sujeira, que se soltará com facilidade do rejunte e finalize tirando o excesso com água limpa. Se necessário, utilize um pano com desinfetante para neutralizar o aroma de vinagre no ambiente.

Como limpar rejunte com bicarbonato

Outra receita caseira para a limpeza de rejuntes é com bicarbonato de sódio:

Misture em uma vasilha um pouco de bicarbonato para duas colheres de água, a intenção é formar uma pastinha cremosa. Para potencializar esta mistura, acrescente mais duas colheres de suco de um limão.

Com uma escova de dentes passe essa mistura sobre o rejunte sujo e aguarde por dez minutos e então esfregue o local. Remova o excesso com água limpa e seque com um pano seco.

Existe ainda uma outra receitinha a base de bicarbonato caseira que promete acabar com a sujeira, mas dessa vez com a adição de água oxigenada no lugar da água comum:

Em uma vasilha adicione uma pouco de bicarbonato para duas colheres de água oxigenada volume dez. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho da área que precisa ser limpa.

Aplique essa pastinha sobre o rejunte encardido e aguarde por dez minutos e, em seguida, esfregue o rejunte com uma escova de dentes para remover a sujeira por completo. Finalize retirando o excesso da pasta com água limpa e depois com um pano seco.

Como limpar rejunte com água sanitária

Com o auxilio de um borrifador, molhe o rejunte com a água sanitária e aguarde cerca de 15 minutos para o produto fazer efeito. Dependendo da quantidade de sujeira, em alguns casos, não será preciso esfregar, pois a mancha desaparecerá sozinha.

Caso a sujeira persista, use uma escova de dentes para esfregar e remover e , por fim, retire o excesso com água limpa e em seguida, com um pano seco.

Dicas para manter o rejunte sempre limpo

Como você pode ter notado, limpar o rejunte pode ser trabalhoso quando há muita sujeira acumulada, mas mantendo-o regularmente limpo, além ter um aspecto higiênico por mais tempo, a manutenção ficará muito mais fácil.

Confira:

  • Deixe o banheiro arejado, após o banho mantenha as portas do box abertas, assim como as janelas. Isso evita a proliferação de manchas de bolor no rejunte.
  • Na cozinha, procure limpar com um pano úmido o rejunte logo que cair algum líquido, gordura ou outra substância sobre a superfície, antes que seque.
  • Mantenha as janelas e portas abertas sempre que estiver cozinhando, principalmente frituras, para que a gordura não impregne nos rejuntes.
  • Alguns produtos abrasivos e ácidos como aguaras, soda caustica e outros, danificam tanto o rejunte quanto o piso e o azulejo, por isso, evite-os.

Com todas essas dicas ficará mais fácil manter os rejuntes, seja do piso ou da parede, limpos por mais tempo!

Empréstimo Simplypag para empregados domésticos: saiba mais!

Se você é empregado doméstico e quer investir na sua casa, como por exemplo na troca de pisos e azulejos do banheiro e/ou da cozinha, mas o orçamento está apertado, saiba que agora você pode ter acesso a uma linha de empréstimo pessoal exclusiva.

É isso mesmo!

Aqui na Simplypag, temos uma linha de crédito pensada exclusivamente para você que trabalha como empregado doméstico com registro em carteira. Aqui você encontra juros baixos, prazos flexíveis e liberdade para definir o valor das parcelas

Clique aqui e faça uma simulação para saber mais!

Além disso, se você está negativado, não se preocupe, pois o empréstimo da Simplypag está disponível também para negativados, pois os descontos das parcelas são feitos diretamente do salário.

E para outras dicas sobre os cuidados com a casa, acesse o nosso blog e leia mais artigos sobre o tema:

E não esqueça de deixar o seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!

Deixe um comentário