Limpe a sanduicheira de maneira prática

Quando falamos em limpeza da casa, especialmente da cozinha que costuma ser um ambiente mais fácil de acumular sujeira e gordura, a primeira coisa quem vem a nossa mente é aquela faxina pesada que inclui cuidados com a geladeira e o fogão, não é mesmo?

Mas é importante também estar atento aos pequenos detalhes, como os eletrodomésticos que utilizamos em nosso dia a dia, principalmente quando estes têm contato com a comida, como é o caso da sanduicheira.

Pensando nisso, neste artigo vamos te dar ótimas dicas de como manter sua sanduicheira limpinha e os cuidados que devem ser tomados para não danificá-la no processo de higienização.

Vamos lá?

Boa leitura!

Passo 1: Desligue da tomada e espere esfriar

O primeiro passo para limpar a sanduicheira é desligar da tomada e esperar esfriar. Limpar o eletrodoméstico ainda quente pode gerar queimaduras se você não tomar cuidado ao encostar nas chapas. Além de mais seguro, quando a temperatura está baixa.a o processo de limpeza se torna mais eficaz.

Passo 2: Confira o manual de instrução

Em geral, as sanduicheiras disponíveis no mercado são parecidas e podem ser higienizadas da mesma forma, mas para garantir que o seu aparelho não tenha nenhum detalhe diferente, é aconselhável conferir o manual antes.

Por exemplo, há sanduicheiras com funcionalidades que tornam a limpeza mais fácil, como chapas ou bandejas que podem ser retiradas do eletrodoméstico – caso você tenha perdido o manual, na internet é possível encontrá-lo facilmente.

Passo 3: Passe um pano macio e use palitos

Dependendo da quantidade de sujeira na sanduicheira, a limpeza desta pode ser efetuada com um simples pano, pois o tecido absorve a gordura e remove farelos.

Mas quando há resto de alimentos grudados, como queijos derretidos, por exemplo, apenas um pano não dá conta da limpeza, por isso, palitos podem ser úteis para ajudar removê-los.

E para utilizar os palitos sem que danifiquem as chapas com riscos, coloque um pano ao redor e raspe os pedaços de alimentos até eles desgrudarem.

Atenção: Se você tentar fazer o mesmo usando facas, esponjas de aço ou outros objetos cortantes, sua sanduicheira ficará danificada.

Passo 4: Deixe de molho na água morna e use detergente neutro

Nem todas as marcas são fabricadas com materiais antiaderentes e por isso é preciso tomar certos cuidados para desgrudar os alimentos de algumas sanduicheiras.

Se a dica anterior (da utilização de palitos) não for suficiente como parte do processo de limpeza, basta colocar as partes removíveis de molho em água morna, adicionando algumas gotas de detergente neutro, pois o produto ajuda na remoção de gordura e com a ajuda de uma esponja macia retire toda a sujeira.

Mas caso o modelo da sua sanduicheira não permitir a remoção das chapas, coloque água morna e detergente neutro em uma vasilha, em seguida passe um pano ou uma esponja macia e esfregue a chapa até a sujeira sair totalmente.

Atenção: não exagere na água para que os componentes elétricos não sejam danificados!

Passo 5: Limpe também a parte externa

A parte de fora da sanduicheira também deve ser limpa de maneira apropriada e a limpeza da parte exterior se dá da seguinte forma: com uma esponja macia, água e sabão esfregue a superfície, retirando o excesso de sabão com uma pano úmido.

A limpeza da parte de fora do aparelho precisa ser feita com cuidado para que os fios não entrem em contato com a água e se você não alcançar alguma parte, recorra a uma escova de dente e faça movimentos leves.

Passo 6: Use vinagre branco

E nem só de sabão é feita uma limpeza, o vinagre branco também é um ótimo aliado para deixar seus eletrodomésticos livres de gorduras.

Sua utilização é bem simples: jogue um pouco de vinagre na chapa e deixe o líquido espalhar, sobre ela estenda um pano fino e úmido, feche o aparelho e deixe agir por aproximadamente 15 minutos e, por fim, utilize o mesmo pano para limpar as superfícies e deixe que o equipamento seque sozinho.

Ao optar pelo vinagre branco, limpe o equipamento assim que terminar de usá-lo, quando estiver ainda um pouco quente (mas com a tomada desligada).

Passo 7: Mantenha a sanduicheira limpa

Seguir os procedimentos acima sempre que utilizar sua sanduicheira é importante para que ela se mantenha sempre limpa e pronta para o uso. A seguir mais algumas dicas para te auxiliar neste processo.

E para reforçar a higienização mas sem danificar sua sanduicheira é indicado usar espátulas e outros objetos de plástico no lugar de objetos pontiagudos capazes de estragar o teflon. Além disso, nunca coloque desengordurante nas chapas que têm contato com os alimentos, pois a substância pode provocar uma intoxicação química.

Se o manual do fabricante sugerir que você use óleo com o intuito de evitar que os sanduíches grudem nas chapas, lembre-se de colocar pouco óleo, pois o líquido é capaz de engordurar as bordas, caso contrário você terá mais trabalho para limpar depois.

Empréstimo Simplypag para empregados domésticos: saiba mais!

Se você é empregado doméstico e quer investir em eletrodomésticos novos para a sua casa mas o orçamento está apertado, saiba que agora você pode ter acesso a uma linha de empréstimo pessoal exclusiva para esta categoria profissional.

É isso mesmo!

Aqui na Simplypag, temos uma linha de crédito pensada exclusivamente para você que trabalha como empregado doméstico com registro em carteira, com juros baixos, prazos flexíveis e liberdade para definir o valor das parcelas – clique aqui e faça uma simulação para saber mais!

Além disso, se você está negativado, não se preocupe, pois o empréstimo da Simplypag está disponível também para negativados, pois os descontos das parcelas são feitos diretamente do salário.

E para outras dicas sobre os cuidados com a casa, acesse o nosso blog e leia mais artigos sobre o tema:

Não esqueça de deixar o seu comentário!

Até a próxima!

Deixe um comentário