Aprenda como limpar o sofá: 8 dicas para deixá-lo novo

Com o tempo, o sofá suja muito, pode até mesmo manchar e é preciso fazer uma boa limpeza para deixá-lo novamente limpo e bonito. Quem não gosta de se acomodar no sofá para ler um bom livro ou assistir a um programa na TV, comendo algum petisco gostoso e bebendo algo? Quantas vezes chegamos da rua e nos esparramamos no sofá para relaxar? Quem jamais pôs os pés nesse móvel? E quando há pets na casa? 

Mas como limpar o sofá? Está enganado quem pensa que é preciso chamar uma firma especializada para realizar essa tarefa a contento. Uma boa e correta limpeza caseira é o suficiente para deixar o móvel em dia, brilhando na sala de casa. Aprenda como limpar o sofá neste conteúdo preparado especialmente pela Simplypag para você.

O 1º passo: identifique o tecido do sofá

Existem várias formas de limpar o sofá e é possível utilizar diferentes soluções, mas isso vai depender do tecido do seu sofá. Por isso, o primeiro passo para uma limpeza correta com certeza é identificar o tecido que encobre o sofá de casa.

Essa identificação é fundamental porque se você utilizar qualquer produto poderá manchar ou mesmo estragar o sofá. Portanto, jamais limpe o seu sofá com a primeira dica que uma amiga ou uma vizinha lhe passar, mesmo que ela diga que o resultado ficou maravilhoso. Possivelmente, os tecidos são diferentes e a consequência pode ser desastrosa para você.

Os principais tipos de tecido utilizados para encobrir o sofá são:

• Couro;

• Suede;

• Veludo;

• Chanille;

• Vinil;

• Linho;

• Camurça;

• Microfibra.

De olho na etiqueta do sofá

A tarefa de identificar o tecido é muito mais simples que parece, e nem é necessário conhecer seus mais variados tipos. Em algum local, na parte inferior do sofá, há uma etiqueta que mostra uma letra que, por sua vez, indica o tipo de limpeza que o sofá necessita.

Encontre essa etiqueta e identifique o tipo de limpeza. As letras são:

• P = processo normal de lavagem a seco.

• W = processo normal de limpeza com pano úmido.

• F = limpeza a seco profissional.

• O = utilizar água fria.

Siga essa identificação e tenha certeza de que a sua limpeza será um sucesso, preservando as condições do tecido.

Os tipos de limpeza

Os mais comuns tipos de limpeza de sofás são:

•Limpeza a seco normal;

• Limpeza tradicional úmida;

• Limpeza a seco profissional (nesse caso é preciso chamar uma firma especializada)

O material que você precisará para a limpeza é bem simples: vinagre, água morna, detergente neutro, aspirador de pós, bicarbonato, amaciante e álcool. Vamos, agora, ensinar quando usar cada produto aqui listado.

Utilizando o vinagre para limpar o sofá

Sofás de linho, veludo e tecidos em geral podem ser higienizados com vinagre e água morna. Faça uma solução com um litro de água morna e um quarto de vinagre e passe-a pelo móvel. A sujeira do dia a dia sumirá rapidamente, mas manchas pedem um pouco mais de esforço. Você pode utilizar uma esponja para essa tarefa. Evite escovas, que podem danificar o tecido.

A hora da água e do detergente neutro

Uma solução de água em temperatura ambiente com detergente neutro é indicada para sofás de couro, corino e napa. Utilize um copo de água com um quarto de xícara de detergente, lembrando-se de misturar a solução para criar bolhas. Use um pano e faça movimentos circulares leves e cuidadosos, de cima para baixo do sofá. Com um pano seco, remova o excesso de sabão. Faça a mesma operação, mas desta vez com um pano úmido apenas. Use o sofá somente depois de seco.

Bicabornato e amaciante para tirar cheiro ruim

Seu sofá está com um cheiro desagradável? Faça uma solução com um litro de água, um quarto de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato, meio copo de vinagre e uma colher de sopa de amaciante. Borrife essa mistura sobre todo o móvel. 

Mesmo sofás que exigem lavagem a seco podem se beneficiar dessa dica. Nesse caso, no entanto, utilize pouca quantidade da solução, se distancie um pouco mais do sofá para a aplicação e esfregue sutilmente com um pano.

A limpeza a seco

O álcool pode ser utilizado porque tem rápida evaporação. Seu cheiro sumirá até o fim da limpeza. Borrife o produto ao longo do móvel, devagar, área por área e evitando grandes quantidades. Depois passe um pano em movimentos circulares.

8 dicas para uma melhor limpeza do sofá

Todas as partes do sofá em metal ou madeira, como pés, base e apoio dos braços, também precisam ser higienizadas. Nesse caso, utilize água e sabão. Você também pode utilizar produtos para lustrar móvel ou metal, vendidos em qualquer supermercado.

• Antes de começar, tire as almofadas do assento e do encosto. Muitas vezes, elas têm capas removíveis, e se for esse o caso do seu sofá lave-as na máquina de lavar. Se não, limpe-as da mesma forma que higienizar o sofá.

Evite produtos químicos, bem como exposição direta ao sol.

• Se você derrubar algum tipo de bebida no sofá, no dia a dia, seque-a imediatamente com um papel toalha. Não esfregue o local molhado, apenas deixe a folha absorver o líquido e, depois, passe um pouco de álcool ou detergente neutro com água no local afetado.

• Você não precisa deixar de usar o sofá com toda liberdade, mas sempre que sujá-lo com farelos de pão, biscoito ou similares limpe-o. Pequenas limpezas no dia a dia fazem toda a diferença para o seu móvel.

• Utilize o aspirador para tirar pelos de pets, mas se for algo localizado pode usar um pano levemente umedecido.

• Aliás, o aspirador deve ser utilizado sempre, em todo tipo de sofá. Aspire o móvel regularmente, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Isso irá mantê-lo limpo por mais tempo.

• Caiu óleo ou graxa no sofá? Calma! Polvilhe maisena ou fermento em pó sobre o local e deixe agir noite adentro. Aspire pela manhã.

É empregado doméstico? A Simplypag tem empréstimo para você

Muitas vezes o sofá estão tão sujo que somente uma limpeza profissional ou mesmo uma reforma darão jeito. Isso acontece regularmente, e é preciso dinheiro para deixar o sofá novinho em folha. Nesse caso, se você precisar de uma ajuda, a Simplypag está pronta para lhe apoiar. Nós somos especialistas em empréstimo pessoal para empregados domésticos registrados, e mesmo os profissionais que estão negativados podem solicitar as nossas soluções.

Você pode falar com um de nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas por Whatsapp, bastando clicar aqui. Faça uma pesquisa e compare as condições de empréstimo pessoal que o mercado oferece. Você vai ver que temos taxas realmente muito competitivas e que aqui na Simplypag você poderá definir como será o seu financiamento. Faça agora mesmo uma simulação em nosso site!

Deixe um comentário