Como limpar vidros (manual completo)

Limpar vidros é um pesadelo para você? O dia da limpeza é aquele em que o serviço não rende e você termina com dores de tanto esfregar? 

Pois dê adeus a esses dias, porque preparamos um guia completo sobre como limpar vidros para você aprender a fazer isso de forma simples e rápida.

As nossas dicas vão te ensinar a fazer a limpeza com produtos que encontra em qualquer supermercado. E o melhor: sem esfregar e sem deixar manchas!

Duvida?

Então confere aí!

  1. Prepare-se para a limpeza

Como limpar vidros sem os materiais necessários? Impossível!

Por isso, o primeiro passo é separar tudo que vai usar na limpeza:

  • Rodo pequeno;
  • Esfregão de lã limpo; 
  • Fibra branca não abrasiva (que não arranha), caso haja sujeira grossa;
  • Panos 100% algodão, como flanelas.

Você também vai precisar de um produto ou solução de limpeza, mas vamos falar sobre isso logo, logo.

E se tiver que limpar vidros altos dentro de casa, utilize uma escada de uso doméstico. Caso a higienização seja do lado de fora, não se arrisque ao pendurar-se em soleiras!

Além disso, prefira dias ou horários sem sol, ou os produtos aplicados secarão rápido demais e deixarão manchas.

  1. Como NÃO limpar vidros!

Você sentiu falta do álcool ou do jornal na lista de materiais para a limpeza? Se sim, saiba que o motivo é porque esses produtos não são eficazes!

Segundo representantes da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), a eficácia do álcool é um mito e ele pode até causar danos ao vidro a longo prazo.

“Ele é totalmente desaconselhável quando comparado a um produto apropriado. Para se conseguir resultado, o álcool exige forte ação mecânica, como o de se esfregar”, explica Miguel Sinkunas, da Abralimp, em reportagem publicada no UOL.

Já o jornal é dispensável por causa da tinta usada na impressão, que pode dissolver e deixar manchas.

Outro item que deve ficar de fora é o papel toalha, pois não oferece custo-benefício vantajoso. Ele até remove resíduos do vidro, mas a quantidade necessária é muito grande. 

  1. Como limpar vidros com produtos industrializados

Agora que você já sabe quais materiais utilizar, vamos falar sobre as opções de produtos de limpeza.

Há no mercado várias soluções que prometem limpar vidros sem deixar manchas.

Muitos desses produtos industrializados realmente funcionam, então se você usa um que é eficaz, pode continuar usando-o.

Porém, aplique pouco, senão vai precisar de várias etapas de remoção. Além disso, esses produtos podem causar manchas e embaçados se não forem totalmente retirados.

Esses cuidados não diminuem a eficácia das soluções industrializadas, mas faz com que elas não sejam as melhores opções para a higienização de vidros.

  1. Como limpar vidros com detergente

Detergente e água são a mistura ideal para limpar vidros, de acordo com a Abralimp. Ela recomenda quatro gotas de detergente para um litro de água

Essa solução funciona desde que você use proporções, técnica (que explicamos abaixo) e materiais certos.

  1. Como limpar vidros com vinagre

Outra opção no processo de como limpar vidros é usar vinagre, que deve ser branco e neutro

“O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores”, esclarece o engenheiro químico Ronei Melo em reportagem do G1.

“O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores”, completa.

Então para eliminar gordura e deixar o vidro translúcido, misture uma colher de sopa de vinagre em um litro de água

  1. Técnica para limpar vidros

Você já sabe quais materiais usar e como limpar vidros com diferentes soluções, então chegou a hora de aprender a técnica da limpeza perfeita!

Ela é bem simples e pode ser seguida por qualquer pessoa. Confira!

  • Limpeza

Caso o vidro esteja muito engordurado ou empoeirado, comece eliminando essa sujeira grossa. 

Você pode utilizar desengordurantes industrializadas ou água morna com vinagre para retirar a gordura. 

Nesse caso, misture partes iguais de água e vinagre, aplique e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, passe um pano para eliminar a sujeira ou a fibra não abrasiva, caso esteja muito sujo e tenha que esfregar.

Se a superfície tiver apenas poeira, um pano úmido com água resolve o problema.

  • Aplicação da solução

Nessa etapa não há segredos! 

Com um borrifador, aplique a solução de limpeza escolhida no vidro e espalhe com o esfregão de lã.

  • Enxague

O próximo passo é usar o rodo para tirar o excesso de líquido do vidro, fazendo movimentos de cima para baixo.

  • Secagem

Por fim, passe um pano de algodão limpo e seco em toda a superfície, inclusive nos cantos, para secar bem e não deixar manchas.

Quebrei vidro durante a limpeza. Ele pode ser descontado no meu salário?

Se um acidente do tipo aconteceu, saiba que o valor do vidro pode sim ser descontado no salário, mas há condições para isso.

Para você entender melhor, dê uma olhada no que diz o primeiro parágrafo do Art. 462 da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho: 

“Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.” 

Dolo pode ser entendido como intenção de causar prejuízo. Então se o dano foi causado de propósito, o valor do vidro pode ser descontado no salário.

Além disso, ele também pode ser descontado caso o ressarcimento tenha sido descrito no contrato de trabalho

DICA EXTRA: Limpar e organizar outros objetos 

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre como limpar e organizar a casa?

Então clique aqui e conheça um método prático de limpar a geladeira. Já neste artigo você fica por dentro de como arrumar os talheres.

E este link reúne tudo que precisa saber sobre organização de armários!

BÔNUS: Faltou dinheiro no final do mês? A Simplypag te ajuda!

Vidros podem até dar um pouco de trabalho para limpar, mas portas, janelas e mesas de vidro fazem a diferença na decoração.

Então se você sonha em ter esses itens ou se precisa de um dinheiro extra para reformar, investir em um sonho ou até pagar as contas, temos a solução para você: o empréstimo para empregados domésticos da Simplypag.

A grande vantagem da nossa linha de crédito é que você quem decide o valor das prestações!

Assim que definir quanto dinheiro precisa, daremos opções de prazo e o custo total para você escolher o melhor plano de parcelamento. Isso garante que o empréstimo não vá pesar no seu bolso.

Então agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona o empréstimo da Simplypag, que tal fazer uma simulação de crédito?

Clique aqui para ver opções de parcelamento!

Deixe um comentário