Quem tem nome sujo pode tirar passaporte e visto?

Você ama viajar e sonha em conhecer outros países? Então, provavelmente já sabe que, dependendo do destino que deseja explorar, tirar o passaporte e visto pode ser um dos primeiros passos para viajar para fora do Brasil.

Mas além de se preocupar com os gastos com passagens aéreas, hospedagem e passeios, também surge uma outra dúvida relacionada às finanças: será que quem tem o nome sujo pode tirar passaporte e visto?

Se está planejando uma viagem para o exterior e tem dívidas no Brasil, continue lendo. Vamos responder essa pergunta e te dar dicas preciosas para limpar seu nome de uma vez por todas!

O que significa ter nome sujo?

O “nome sujo” é um termo popular para quem deixou de pagar alguma conta e, por conta disso, teve o CPF registrado como devedor junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

Normalmente, quem está com uma dívida e corre o risco de ficar com o nome sujo é avisado por SMS, telefone ou carta.Mas se você está em dúvida e quer saber se existe algum tipo de restrição no seu nome, pode usar sites como o Serasa Consumidor para consultar seu CPF.

Quais são os prejuízos em estar com o nome sujo?

Estar com o nome sujo pode criar vários obstáculos na sua vida financeira. Os mais comuns são:

  • Dificuldades em conseguir empréstimos, financiamentos ou consórcios;
  • Possibilidade de pagar juros mais caros na solicitação de crédito;
  • Problemas para abrir conta corrente ou adquirir um cartão de crédito;
  • Chances de não conseguir contratar serviços ou comprar produtos com pagamento parcelado;

Redução em seu score de crédito.

Então, posso tirar passaporte e visto com nome sujo?

Como você deve ter percebido no tópico anterior, não há nenhuma ligação entre estar endividado e não poder viajar para outro país. Por isso, fique tranquilo, você pode tirar passaporte e visto mesmo com o nome sujo.

De acordo com a legislação brasileira, ter algum tipo de restrição ao crédito por conta de débitos não é motivo para que o cidadão encontre dificuldades em fazer seu passaporte.

Embora a concessão de visto dependa do consulado do país que você pretende conhecer, a maioria também não costuma utilizar os órgãos nacionais de proteção ao crédito como fonte de pesquisa para aprovar ou reprovar seu pedido.

É uma boa ideia viajar com o nome sujo?

Embora seja possível tirar passaporte e visto com nome sujo, isso não significa que você não precise se preocupar em regularizar sua situação.

Lembre-se que seu nome é seu maior patrimônio, e cuidar da sua reputação como comprador é fundamental para que seja bem visto pelo mercado e possa ter acesso ao crédito quando precisar.

Além disso, fazer uma viagem para o exterior pode ser um investimento alto e é importante que você esteja preparado financeiramente para que essa seja uma experiência positiva, e não uma fonte de mais endividamento.

Também vale dizer que, dependendo do objetivo da sua viagem, pode ser necessário fazer algum tipo de comprovação financeira. E se você estiver com o orçamento apertado, as chances de conseguir o visto podem diminuir.

No caso de um intercâmbio de estudos, por exemplo, alguns consulados podem solicitar comprovantes de declaração do Imposto de Renda e extratos bancários para ter certeza de que você poderá se manter enquanto estiver no país.

Considerando tudo isso, o melhor é sempre limpar seu nome antes de embarcar para uma viagem no exterior.

Como limpar o nome sujo antes de tirar passaporte e visto

Agora que você já sabe como é importante limpar seu nome, vamos ver algumas dicas para fazer isso na prática!

Liste suas dívidas: comece fazendo uma relação das dívidas que precisam ser pagas. Detalhe o valor original da conta, a taxa de juros aplicada e o custo atualizado para regularizar a situação.

Negocie com os credores: entre em contato com os credores e verifique quais são as condições para que você quite a dívida, tanto à vista quanto em prestações. Coloque todas as suas habilidades de negociação em prática para conseguir bons descontos e um parcelamento que caiba no bolso.

Organize as finanças e economize: analise seu orçamento e estude como pode incluir os pagamentos das dívidas nele. Se for necessário, tente reduzir ou eliminar algumas despesas.

Aqui na Simplypag temos alguns artigos bem legais para te ajudar nessa tarefa. Você pode encontrar dicas sobre como guardar dinheiro, economizar na conta de luz, água, internet e também no mercado. Vale a pena ler!

Faça os pagamentos e mantenha a disciplina: poupando seu dinheiro vai ficar muito mais fácil se livrar das dívidas e logo seu nome estará regularizado. O importante, principalmente se você decidir parcelar o débito, é manter a disciplina financeira ao longo do parcelamento e evitar um novo endividamento.

Quer limpar o nome, mas o orçamento apertou? Faça um empréstimo!

Pode parecer contraditório recomendar um empréstimo se você está endividado, mas a verdade é que existem opções de crédito que têm juros muito menores do que as dívidas que levam ao nome sujo, como o rotativo do cartão de crédito.

Por isso, fazer um empréstimo para quitar suas contas à vista pode sair muito mais barato do que parcelar a dívida ou deixar os juros correndo.

E a melhor parte é que existem alguns tipos de empréstimo para negativados. Essa modalidade é bem parecida com um empréstimo pessoal e pode ser uma mão na roda para quem precisa de um dinheiro extra para colocar as despesas em dia.

Esse tipo de crédito, porém, pode não ser ideal para todos os públicos. Se você é um empregado doméstico registrado, por exemplo, uma alternativa melhor é o empréstimo da Simplypag que é exclusivo para a categoria.

Com o empréstimo para empregados doméstico da Simplypag você consegue o dinheiro que precisa para limpar seu nome de forma rápida, segura e com juros reduzidos. E pode solicitar o crédito mesmo se estiver com o nome sujo.

Como é possível escolher o prazo do contrato e o valor das parcelas, fica mais fácil conciliar o pagamento do empréstimo com os seus planos de viajar para fora do Brasil!Então, se você quer limpar o nome sujo de uma vez por todas e investir nos seus sonhos, não deixe de conhecer o empréstimo para empregados domésticos da Simplypag!

Deixe um comentário