Posso prestar concurso com o nome sujo?

Ser funcionário público é o sonho de muitas pessoas. Passar em um concurso público, que tem como objetivo selecionar candidatos para cargos efetivos em uma entidade governamental, é visto como uma chance de ter um bom salário, benefícios e mais segurança na vida profissional. 

Diante dessa oportunidade de carreira, muitas concurseiros se questionam: é possível prestar concurso público com o nome sujo?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo este artigo até o final para descobrir. Boa leitura!

O que significa estar com o nome sujo?

Uma pessoa com o nome sujo é aquela que tem restrições registradas nos birôs de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista. Em outras palavras, significa que ela deixou de pagar uma dívida e ela foi negativada pela empresa.

Quais são os requisitos mais comuns dos concursos?

Os requisitos para participação em um concurso são descritos no edital, que por sua vez são desenvolvidos com base na Lei Federal nº 8.112 de 1990. Por isso, é fundamental ler o documento inteiro antes de fazer a sua inscrição. 

De acordo com a legislação, veja quais são requisitos básicos para assumir um cargo público:

  • ter nacionalidade brasileira;
  • gozar de direitos políticos;
  • estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • ter o nível de escolaridade exigido para a função;
  • ter no mínimo 18 anos;
  • apresentar aptidão física e mental. 

A lei define que “as atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos”, o que nos leva a pergunta do próximo tópico.

Então, posso fazer a inscrição em um concurso com o nome sujo?

Sim! Como vimos, a legislação que determina as regras dos concursos públicos não impede quem está com o nome sujo de participar da concorrência e assumir o cargo se for aprovado.

Basta que o candidato tenha os requisitos mínimos, aptidão física, mental e, se for o caso, experiência, para exercer a função.

No entanto, a lei também permite que a entidade pública determine regras específicas se isso for importante para o melhor desempenho do funcionário

Na prática, isso significa que pessoas com o nome sujo podem se candidatar para qualquer concurso e, para a grande maioria das vagas, assumir o cargo público se forem aprovadas. 

Entretanto, existem alguns cargos que trabalham diretamente com dinheiro, como nos bancos estatais, em que a função exige o nome limpo

Nesse caso, pessoas com o nome sujo vão poder prestar o concurso, mas podem ser impedidas de tomar posse do cargo se forem aprovadas. 

Portanto, é interessante que a pessoa que almeja cargos bancários e está com o nome sujo procure resolver a questão para evitar problemas. 

Quando alguém é aprovado concurso público que exige o nome limpo para a posse, mas apresenta negativação no nome, ainda existe a possibilidade de assumir o compromisso de regularizar a situação em 30 dias.

Atenção: ter o nome limpo é importante!

Ainda que, no geral, ter o nome sujo não seja um problema para quem quer prestar concurso, existem outras consequências de estar com o nome negativado

A maioria das empresas consultam os sistemas dos birôs de crédito para analisarem se é arriscado emprestar dinheiro para determinada pessoa, ou seja, se é provável que ela não efetue o pagamento como o combinado. 

Confira algumas dificuldades de estar com o nome sujo:

  • adquirir cartão de crédito;
  • alugar um imóvel;
  • fazer financiamento imobiliário ou automobilístico;
  • abrir conta bancária. 

Isso sem contar as ligações de cobrança, a interferência na qualidade do sono e diversos outros problemas que a inadimplência podem provocar. Diante disso, é interessante organizar as finanças, negociar com as empresas e realizar o pagamento das dívidas. 

Sabemos que não é fácil, mas existem várias formas de economizar dinheiro no dia a dia, seja no supermercado, com as contas da casa ou redução de despesas supérfluas. Além disso, para conseguir dinheiro o suficiente para pagar a dívida à vista e ter mais descontos, pode ser interessante realizar um empréstimo seguro, com juros baixos.

Existem opções de empréstimo para negativados, como o empréstimo consignado  — em que as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício de quem solicitou o crédito. 
Vale lembrar que o crédito consignado não está disponível para todo mundo. Empregados domésticos, por exemplo, não conseguem solicitar esse tipo de empréstimo.

É empregado doméstico? Temos um empréstimo com condições especiais para você! 

A Simplypag oferece um empréstimo exclusivo para empregados domésticos, com condições de pagamento facilitadas e juros acessíveis. O produto é muito semelhante ao empréstimo consignado e pode ser solicitado sem burocracia. 

Esperamos ter respondido a sua dúvida. Como vimos, é possível prestar concurso com o nome sujo, mas a negativação pode ter outras consequências que podem atrapalhar a sua vida. Seja tomar posse de alguns cargos públicos ou conseguir financiar um imóvel, por exemplo. 

Se você é empregado doméstico e precisa de um empréstimo para conseguir colocar a sua vida financeira em ordem, clique aqui para fazer uma simulação do empréstimo da Simplypag! 

Deixe um comentário