Como reformar armário de cozinha gastando pouco

Com o passar do tempo, móveis e eletrodomésticos começam a dar sinais de desgaste por conta de seu uso e, em alguns casos, precisam passar por uma reforma ou até serem substituídos. 

Aqui no blog temos uma série de dicas sobre como consertar eletrodomésticos de cozinha como geladeira, microondas e fogão, por exemplo. E no artigo de hoje vamos falar sobre como reformar o armário da sua cozinha e dar uma cara nova para este que é um ambiente importante dentro de qualquer casa, e o melhor: sem gastar muito!

E se você é empregado doméstico e precisa de um dinheirinho extra para investir na repaginação dos seus armários, leia até o final pois temos uma dica valiosa para você!

Boa leitura!

A seguir algumas das soluções  simples e baratas para utilizar nos armários da cozinha:

Adesive

Vinílico

Adesivos vinílicos são excelentes opções para dar um ar renovado nos armários de cozinha, sua aplicação é muito simples e  qualquer um pode fazer. São encontrados tanto em gráficas especializadas, que possuem uma maior variedade de desenhos, texturas e tamanhos, como em lojas de materiais de construção.

Para aplicar o vinil, retire os puxadores e, se preferir, desparafuse as portas para facilitar, em seguida  limpe a superfície onde será aplicado. 

Antes de retirar o papel que protege a cola, posicione o vinil sobre a superfície do armário levemente úmida (basta passar um pano úmido), dessa forma você consegue movimentar o vinil e verificar se não está torto.

Por fim, vá retirando o papel que protege a cola e com a ajuda de uma espátula de silicone estique o vinil de modo que não forme bolhas de ar.

Papel Contact

O papel contact também é um aliado quando o assunto é renovar ambientes e de maneira prática e sem grandes custos permite uma mudança rápida nos armários da cozinha.

São diversas opções de cores e texturas disponíveis no mercado – como os que imitam madeira, cores sólidas (o preto pode virar até quadro negro), brilhantes ou foscos. Você pode aplicá-lo por toda a superfície do armário ou somente nas portas e gavetas – é só ter paciência para deixar tudo lisinho.

É importante, antes de aplicar o papel contact, limpar os armários para retirar qualquer resíduo de gordura que impeça a aderência do material. 

Em seguida, meça o tamanho das superfícies que gostaria de mudar (adicione uma margem de 1 ou 2 cm por segurança), desparafuse os puxadores e cole do meio para o centro e para deixar lisinho, com a ajuda de uma espátula de silicone, desfaça as bolhas de ar que se formarem, dê o arremate com estilete e coloque os puxadores novamente. Pronto!

Pinte

Fazer uma nova pintura em todo armário, com cores apropriadas para cozinha também é uma opção para revitalizar todo o móvel.

Para quem tem dificuldade em acertar nas medidas e cortes precisos como no caso do papel contact, utilizar tinta para reformar os armários é uma ótima pedida.

De fato a tinta pode fazer uma sujeira maior durante sua aplicação, mas tomando os cuidados básicos para preparar o ambiente é possível fazer um excelente serviço.

Portanto não se esqueça de cobrir superfícies como chão e bancadas com um papel pardo ou plástico ( jornal pode manchar) e fita crepe nos cantos que formam as junções dos armários. – Além disso, é importante usar máscaras, luvas e óculos de proteção, deixe o ambiente arejado, para não infestar a casa com cheiro de tinta e o móvel secar mais rápido.

Uma dica: se o material for de madeira maciça as tintas acrílicas (à base de água) secam mais rápido e com menos cheiro, se comparadas às que têm base de solvente. 

Se o armário é de fórmica, pinte com esmalte sintético.

Troque os puxadores

Pequenos detalhes fazem a diferença, por isso, não se esqueça de investir na troca dos puxadores, pois mesmo sendo um detalhe mais simples é uma peça essencial para a funcionalidade do móvel e do ambiente.

Em lojas de material de construção ou em lojas especializadas em restauração de móveis antigos, é possível encontrar diversos tamanhos, acabamentos e estilos de puxadores, como os clássicos, retrôs e modernos

Para decidir qual puxador instalar, considere o estilo do ambiente e do armário para que fiquem em harmonia. Em ambientes em que há umidade e sujeira — como banheiro e cozinha — dê preferência para puxadores que sejam fáceis de limpar: de metal, lisos e sem frisos.

Sua instalação é simples, como a maioria deles é fixada com parafusos, uma chave de fenda ou do tipo philips resolve. Será preciso observar apenas é a quantidade de furos utilizados para pregá-lo no armário que pode ser de um ou dois (no segundo caso é preciso medir corretamente a distância entre eles ou  ou levar o original até a loja para não ter erro na compra).

Transforme em nichos

Outra dica é transformar armários com portas em nichos, basta desparafusar e cobrir os furos com uma bisnaga de massa corretiva de madeira, quando secar é só lixar e passar a tinta, assim você cria um espaço único que pode ser valorizado com peças e louças decorativas.

Precisando de dinheiro para consertar o armário da cozinha ou comprar um novo?

Por mais simples que seja dar uma cara nova para a cozinha através de reformas básicas nos armários, como as sugeridas neste artigo, será preciso investir algum dinheiro neste serviço, especialmente se você optar por uma mão de obra especializada.

A reforma não é suficiente?

Se o estado do seu armário estiver crítico, como a madeira apodrecida ou a estrutura comprometida, por exemplo, neste caso a compra de um novo armário é a melhor opção, porém, o gasto será maior, é claro!

Mas calma! Isso não deve significar um problema ou um impedimento para você investir em uma cozinha bonita e agradável, afinal, este é um ambiente onde passamos boa parte de nosso tempo e nada melhor do que se sentir bem e satisfeito dentro dele, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos mais algumas dicas de como você usar o dinheiro para poder investir em armários de cozinha, seja para reformar ou troca.

Guarde dinheiro e invista em uma renda extra

Guardar dinheiro por algum tempo até ter o valor necessário para consertar ou comprar um armário novo é uma ótima opção.Para isso, poupe nas despesas rotineiras, como contas de água, luz, internet, energia e também no supermercado. Além disso, você também pode buscar opções de renda extra para aumentar o orçamento.

Faça um empréstimo

A outra alternativa é recorrer a um empréstimo – uma forma muito mais rápida de conseguir o dinheiro que precisa para reformas ou comprar um novo armário para sua cozinha.

Portanto, se você tem pressa, existem várias modalidades de empréstimos que podem te ajudar a curto prazo, veja:

  • Empréstimo pessoal: bastante popular e fácil de solicitar, o crédito pessoal é um dos meios mais populares de conseguir dinheiro. Porém, é importante ficar atento nas taxas de juros, que podem ser bem elevadas.

Empréstimo consignado: pode ser solicitado por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e também por alguns funcionários da iniciativa privada. As parcelas são descontadas em folha, o que garante taxas menores.

Empréstimo exclusivo para empregados domésticos

O Empréstimo Simplypag é voltado exclusivamente para empregados domésticos registrados, e é a melhor opção de crédito para quem busca taxas reduzidas, prazos flexíveis e facilidade no pagamento. 

Além disso, está disponível também para negativados, pois os descontos das parcelas são feitos diretamente do salário – clique aqui e faça uma simulação!

Não esqueça de deixar nos comentário o que achou deste artigo e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa!

Até a próxima!

Deixe um comentário