Veja algumas dicas para reformar o guarda-roupa

Quer dar uma repaginada na sua casa? Uma excelente forma de renovar ambientes é transformar móveis e objetos antigos, deixando-os com uma nova aparência. Afinal, com poucos materiais e recursos é possível ter itens “novos” que combinem com o restante da decoração.

Nos quartos, uma boa opção é começar pelos armários, que, por serem peças maiores, não podem ser substituídas facilmente. Além de terem um valor maior, muitos apartamentos já vêm com esse móvel embutido, então a restauração pode ser a única opção.

O lado positivo é que você poderá aproveitar para criar uma peça customizada, totalmente adaptada para o seu gosto, e dentro do seu orçamento! Neste artigo, veja algumas dicas para reformar o guarda-roupa gastando pouco.

Antes de tudo, escolha um estilo

O primeiro passo para renovar o seu guarda-roupa é planejar como você quer vê-lo ao final da transformação. Existem muitos estilos de decoração possíveis, como retrô, rústico, moderno e minimalista, e é importante que você escolha um deles para adquirir todos os materiais necessários antes de partir para o trabalho manual.

Avalie a decoração do quarto, os estilos e as cores dos outros móveis e itens de decoração para definir como ficará o seu móvel. Depois disso, você poderá comprar tintas, tecidos, papéis e todos os materiais necessários para a transformação.

Leia também: Saiba como reformar a sua casa gastando pouco.

Como reformar o guarda-roupa

Ainda tem dúvidas sobre como reformar o guarda-roupa? A seguir, conheça algumas opções de ferramentas e materiais e se inspire.

Nova pintura

Uma das formas mais simples de renovar o seu móvel é pintando-o de outra cor. Apesar da facilidade, é importante ter um cuidado especial com o tipo de tinta escolhida: use tintas adequadas para o material da sua peça. Para móveis de madeira, por exemplo, são indicadas as tintas epóxi, acrílica e de esmalte sintético.

Na reforma, também é importante avaliar a condição da superfície do armário. Se ela estiver danificada, descascada ou com irregularidades, pode ser necessário prepará-la para receber a tinta. Isso pode ser feito com o auxílio de uma lixa ou, em móveis que não são de madeira, com uma boa limpeza.

A pintura é uma opção que traz muitas possibilidades. Algumas delas são:

  • pintar o guarda-roupa inteiro em uma cor que combine com o espaço;
  • fazer desenhos e formas com tintas de tons diferentes, dando um toque artístico ao móvel;
  • usar a técnica pátina, que usa uma lixa para desgastar a tinta recém aplicada, deixando a mobília no estilo retrô.

Papel adesivo

Outra alternativa para dar um novo visual ao guarda-roupa é usar papel adesivo. Hoje, já existem diferentes opções de películas adesivas feitas especialmente para os armários, o que também facilita bastante o processo de customização. Mas você também pode usar washi tape, papel contact, adesivo laminado e papel de parede.

A variedade de cores, formas e desenhos é muito grande, então qualquer estilo pode ser construído com a ajuda desse material. Além disso, ainda é possível fazer figuras exclusivas em gráficas, levando para o cômodo uma foto de um momento importante ou até os personagens preferidos das crianças.

Cobertura com tecido

Para portas mais danificadas ou para quem procura um visual mais colorido, uma dica é cobrir a peça — ou partes dela — com pedaços de tecido. Novamente a opção oferece muitas possibilidades, pois há tecidos de diferentes materiais e estampas, que podem ajudar a compor um novo estilo.

Basta recortar o tecido em pedaços do tamanho das partes que serão cobertas e fixá-los no móvel com o auxílio de cola. Em armários de madeira pode ser usada cola branca diluída com água.

Depois disso, é importante passar mais uma camada da cola diluída sobre o tecido já preso. Essa medida torna o tecido mais firme e impermeável, facilitando a limpeza no futuro. Além da cola, também é possível usar um grampeador para garantir que o pano ficará bem preso. Nesse caso, fixe os grampos em partes do armário que não ficam visíveis.

Tem um roupeiro ou uma estante aberta? Você também pode criar uma cortina para esconder as prateleiras.

Revestimento com espelhos

Além de ser uma excelente forma de renovar o ambiente, colocar espelhos nos armários também é uma estratégia para fazer o espaço parecer maior. Isso porque, ao refletir o ambiente, a impressão é de que o cômodo tem o dobro do tamanho.

Dessa forma, podem ser usados espelhos que cobrem toda a parte da frente dos armários — caso as portas sejam lisas ou de correr — ou espelhos menores, que fiquem na parte central das portas. Só tenha cuidado para não colocar esse item em um local que refllita a luz a ponto de causar incômodo.

O uso de espelhos é uma alternativa mais cara, mas que também pode ser facilmente adotada. Além de vários negócios já trabalharem com o material, também existem no mercado modelos de espelhos com adesivos, o que torna a aplicação muito mais fácil.

As opções são muitas, mas sempre que você for reformar o guarda-roupa será preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é garantir que os materiais utilizados são adequados para o seu móvel. Afinal, você não quer acabar estragando e tendo que trocar toda a sua peça, certo? Ao fazer a transformação, também aproveite para conferir se é preciso substituir fechaduras e puxadores e se há cupins ou pragas que devem ser combatidas.

Precisa de ajuda para reformar o seu quarto? Conheça o empréstimo da Simplypag!

Quer reformar o guarda-roupa ou outros móveis do seu quarto mas está com o orçamento apertado? A Simplypag tem a solução que você precisa! Se você é empregado doméstico registrado, pode contar com uma modalidade de empréstimo pessoal criada especialmente para você.

O empréstimo para empregados domésticos da Simplypag é uma alternativa menos burocrática, mais flexível e com taxas reduzidas para quem precisa de crédito. Se interessou pela oportunidade? Saiba mais informações em nosso site

Aproveitando a visita, saiba também como reformar o seu banheiro gastando pouco e veja algumas dicas para reformar a cozinha!

Deixe um comentário