Score de crédito: o que é e como aumentar o seu

Quem já procurou por um empréstimo ou pensou em fazer um financiamento, talvez tenha notado que o score de crédito é um dos quesitos analisados pelas instituições financeiras para liberação do recurso.

Mas você sabe o que é score de crédito?

Apesar de ser um parâmetro bastante importante para ter acesso a produtos financeiros, muita gente não sabe bem o que é score de crédito e como ele funciona.

Se esse é seu caso, continue lendo, porque vamos te explicar tudo o que precisa saber para ter um bom score de crédito.Ah, e se você chegou até aqui porque está em busca de um empréstimo e é empregado doméstico, temos informações especiais para você no final deste artigo!

Score de crédito: o que é?

O score de crédito é uma pontuação que define quem é você enquanto consumidor.

É através deste indicador que as empresas, como bancos e lojistas, podem verificar sua credibilidade no mercado de crédito e, a partir daí, decidir se liberam ou não serviços financeiros para você.

Em outras palavras, o score de crédito demonstra se você tem uma boa reputação como pagador e as empresas devem  confiar em você.

Um score de crédito alto significa que você sempre esteve em dia com suas obrigações financeiras e, por isso, o risco de se tornar inadimplente é menor. Já uma pontuação baixa pode indicar que não tem muito contato com o mercado de crédito, já atrasou pagamentos ou está negativado, e que isso pode acontecer novamente.

Por que o score de crédito é importante?

O score de crédito é uma ferramenta utilizada pelas empresas para te conhecer melhor, e ele pode contribuir ou atrapalhar sua solicitação de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, cheque especial, compras parceladas e outros produtos financeiros.

Assim, saber o que é score de crédito e cuidar bem do seu é uma forma de não só proteger a sua reputação financeira, mas também de aumentar suas chances de conseguir os serviços bancários que pode precisar no futuro.

Além disso, acompanhar esse índice é importante para ter um controle maior sobre seus hábitos de compra e, dessa forma, melhorar sua organização financeira.

Como funciona o score de crédito

Já está claro o que é o score de crédito, mas, afinal, como essa pontuação é calculada? E quem atribui os pontos?

Bom, para começar, o score é calculado pelos bureaus de crédito (instituições que acompanham e regulam as informações do mercado), como o Serasa, que conta com a ferramenta de consulta Serasa Score, e o Boa Vista SPC, que chama seu indicador de Score Boa Vista.

Você pode acessar os sites dessas instituições e informar alguns dados para consultar o seu score de crédito junto a elas.

O que essas instituições fazem é utilizar dados como o CPF do consumidor para avaliar seu comportamento de compra e pagamento. Elas usam essas informações para dar uma “nota” para a sua relação atual com o crédito.

E como já vimos, quanto maior essa nota, maiores as chances de o consumidor honrar seus pagamentos em dia nos próximos meses.

Quais fatores são analisados para calcular o score de crédito?

Os dados utilizados para compor a pontuação do score de crédito podem variar de acordo com o bureau que está analisando o CPF e as fórmulas de cálculo não estão disponíveis para o público.

Mas, via de regra, são estudadas informações como:

  • Contas pagas em dia;
  • Ocorrência de dívidas;
  • Histórico de negativações;
  • Dados cadastrais atualizados;
  • Buscar por serviços de crédito (cartões e empréstimos, por exemplo).

Considerando os itens que as instituições de crédito analisam, fica fácil entender que ter dívidas pode derrubar a pontuação do score de crédito.Esse é um dos motivos da importância de negociar com seus credores, limpar seu nome e se livrar das dívidas de vez! 

Como aumentar o score de crédito?

Já entendeu o que é score de crédito e por que você deveria ficar de olho no seu? Quer melhorar esse “currículo financeiro” para conseguir melhores oportunidades no mercado de crédito?

A boa notícia é que sua pontuação no score de crédito não é fixa. Ela pode aumentar ou cair de acordo com os seus hábitos financeiros.

Por isso, se você tem um score de crédito baixo, não desanime! Você pode melhorar sua pontuação. Algumas formas de fazer isso são:

  • Pagar suas contas em dia;
  • Limpar seu nome;
  • Manter seus dados sempre atualizados.

É importante frisar que não é possível pagar para melhorar seu score. Para aumentar a pontuação, não existe outra saída senão ter atitudes que mostrem para o mercado de crédito que você é um bom pagador e usa o crédito com responsabilidade.

Também vale dizer que mesmo eliminando as dívidas, pode levar algum tempo para que seu score seja atualizado.

Cadastro Positivo pode ajudar o score de crédito?

O Cadastro Positivo Nacional é um histórico mais preciso do seu relacionamento com o mercado de crédito e pagamentos.

Permitindo que as instituições acessem seu cadastro e mantendo as informações sempre atualizadas, esse instrumento pode ajudar a melhorar o seu score de crédito.

Atualmente, o Cadastro Positivo é gerenciado pelas quatro principais instituições de crédito do país: Serasa Experian, SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Quod e é autorizado pelo Banco Central.

Score de crédito e empréstimo

Muitos brasileiros só buscam entender o que é score de crédito e sua importância quando precisam de algum produto financeiro, principalmente um empréstimo.

Esse é o seu caso?

Se sim, você faz muito bem em tentar melhorar seu score, já que muitos bancos e instituições financeiras avaliam essa métrica para liberar (ou não) o crédito.E se você é empregado doméstico, pode ser ainda mais simples conseguir um dinheiro extra com o empréstimo da Simplypag!

É funcionário doméstico? Existe um empréstimo especial para você!

Sabemos que os funcionários domésticos registrados ainda encontram muitas dificuldades em conseguir crédito: altas taxas de juros, parcelas caras, análise demorada e muita burocracia.

Quando tudo isso é somado a um score de crédito baixo, as chances de o empregado doméstico conseguir um empréstimo diminuem ainda mais.

Foi pensando nisso que a Simplypag criou um empréstimo para empregados domésticos registrados!

Aqui, você encontra ótimas condições de crédito, a comodidade dos pagamentos com desconto em folha, possibilidade de escolher valores de parcelas que cabem no bolso e disponibilidade até para quem está negativado. 

Por isso, se você é empregado doméstico e precisa de dinheiro, conheça o empréstimo da Simplypag e faça sua simulação agora mesmo!

Deixe um comentário